sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Convênio para realizar Olimpíadas Escolares em MT será assinado

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) assina, na quarta-feira (11), convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização das Olimpíadas Escolares 2012, categoria A (para atletas de 15 a 17 anos), em Cuiabá. A solenidade acontece, às 9h, no Palácio Paiaguás, com a presença do gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner.

As Olimpíadas Escolares, categoria A, serão realizadas na capital mato-grossense, entre 25 de novembro e 08 de dezembro. O convênio estabelece as responsabilidades de cada parte envolvida, segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), José de Assis Guaresqui. Ao Estado, por exemplo, caberá a infraestrutura esportiva e não-esportiva (quadras, piscinas, hospital e etc.), logística interna e outros serviços. Já o COB ficará responsável pela hospedagem e alimentação das delegações, orientação e coordenação das equipes e outros.

Durante a solenidade de assinatura também será constituído o Comitê Olímpico Local, composto por representantes de secretarias de Estado, órgãos governamentais e não-governamentais. "Essa equipe ficará encarregada de acompanhar e executar as tarefas para a realização das Olimpíadas", esclarece o secretário.

Devem participar do evento de assinatura do convênio secretários de Estado, membros de Federações Esportivas, diretores de escolas de Mato Grosso, além de prefeitos e parlamentares.

Em fevereiro, membros do COB estiveram na Capital para inspecionar e definir os locais que vão receber as competições. Em maio, a comissão retorna a Cuiabá para acompanhar o andamento das obras de reparos nos espaços escolhidos. No mesmo mês, a coordenadora do Núcleo de Voluntários do COB, Paula Hernandes, estará na cidade para fazer a triagem das pessoas que vão trabalhar como voluntárias durante os jogos.

A competição – Para participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras, os alunos da educação básica – pública ou privada – passam pelas fases regional e estadual. Os vencedores desta última etapa conseguem o passaporte para a competição nacional, a qual é dividida em duas categorias: A, para estudantes entre 15 e 17 anos, e B, para alunos entre 12 e 14.

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, defende que a realização das Olimpíadas Escolares no Estado é fundamental no trabalho de estimular os jovens a participarem de atividades esportivas. "Principalmente neste momento, em que o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. As Olimpíadas Escolares fomentarão o interesse de nossos estudantes para a prática esportiva", avalia.

Segundo o Comitê Olímpico, um evento como as Olimpíadas Escolares Brasileiras – categoria A – significa um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. Isso é possível graças à Lei Agnelo Piva (Lei nº 10.264 de 2001), a qual estabelece que 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais do País sejam repassados ao COB e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Em Cuiabá, aproximadamente R$ 2 milhões serão investidos pelo COB para a hospedagem das delegações e equipes de arbitragem. De acordo com o gerente de esporte estudantil do COB, André Mattos, serão em torno de 27 mil diárias totais para os quase 5.500 participantes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop anuncia volta do lateral Diego Bolt

Diego Henrique Lopes de Souza, 28 anos, conhecido como...

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Começa hoje a segunda etapa do campeonato estadual de...
PUBLICIDADE