O Santos perdeu para o Grêmio no último final de semana, o primeiro dos cinco concorrentes diretos por uma vaga na Copa Libertadores que enfrenta em seqüência pelo Campeonato Brasileiro. O objetivo do time de Wanderley Luxemburgo é se recuperar em cima do Vasco, às 16 horas deste domingo, na Vila Belmiro.
O clube carioca é o que tem chances mais reduzidas de conseguir a classificação atualmente. Está na oitava colocação com 40 pontos, dois a menos que Santos e Botafogo. À frente, Fluminense (já garantido na Libertadores pelo título da Copa do Brasil) e Palmeiras, ambos com 43, Grêmio, 44, Cruzeiro, 51, e São Paulo, 60.
Para Luxemburgo, no entanto, não há favoritos na disputa pelas duas vagas restantes no G-4. Ele confia que São Paulo e Cruzeiro não sairão da zona de acesso à Libertadores. “Está igual para todo mundo. Sabia que poderíamos sair da zona por essa seqüência de jogos difíceis. Mas estamos ali, no contexto. No ano passado, foi a mesma coisa”, lembrou o treinador.
Caso perca pela terceira vez consecutiva no Brasileirão, contudo, o Santos pode se desencaminhar completamente. Para evitar novo tropeço, os jogadores abusaram das frases de efeito durante a semana, a diretoria promoveu promoção de ingressos com o intuito de lotar a Vila Belmiro e até Luxemburgo realizou noite de confraternização com pizzas e chopp no CT Rei Pelé.
“É um momento delicado, mas não podemos perder a felicidade de estar trabalhando. Agora, é a hora que o bicho pega”, discursou o jovem atacante Renatinho. “Não que a equipe não esteja se doando ou esteja com corpo mole, até porque vínhamos bem nas últimas partidas, mas é importante dar um algo a mais agora”, acrescentou o ex-volante vascaíno Rodrigo Souto.
Já Luxemburgo cobra comprometimento até da torcida do Santos, que poderá levar a família por R$ 10 ao estádio neste domingo. “Há três, quatro anos já venho falando que o fator campo é fundamental. Vimos os torcedores do Vasco cantarem que ‘São Januário é caldeirão’ na Sul-americana, o próprio São Paulo contou com muito aponto contra o Boca, o Grêmio sempre tem essa coisa também. É muito importante”, disse.
Em campo, o comandante santista não terá o lateral-esquerdo Kléber, que está suspenso e será substituído por Carlinhos. A ausência abre espaço para o retorno da criticada dupla de armação formada por Pedrinho e Petkovic, embora Luxemburgo não confirme a escalação. “Vamos ver com calma”, fez mistério.
No Vasco, a tristeza pelos cinco jogos sem vencer no Brasileirão foi apagada pela heróica classificação para as quartas-de-final da Copa Sul-americana, lembrada por Luxemburgo. A vitória sobre o Lanús, da Argentina, reanimou o grupo dirigido por Celso Roth. “Coincidentemente ou não, o Vasco sofreu, no primeiro turno, uma queda de produção na mesma seqüência de jogos que está tendo atualmente. Essa vitória (contra o Lanús) foi muito importante e, com todo respeito ao Santos, espero que possamos vencer na Vila Belmiro de novo”, afirmou o técnico.
Para buscar os três pontos fora de casa, a equipe carioca precisará superar mais uma vez o desfalque do meia Dário Conca, que ainda se recupera de uma lesão no tornozelo direito, onde levou oito pontos. O argentino era um dos principais destaques do Vasco até se machucar. Por outro lado, os cruzmaltinos confiam no atacante Leandro Amaral, que já marcou 24 gols na temporada.
“Ele é um exemplo de superação. Teve vários problemas no joelho e veio para o Vasco desacreditado, que, junto com seu espírito de dedicação, recuperou o jogador”, rememorou Roth. “Isso é muito importante para a carreira do Leandro. Ele será sempre um símbolo, porque não pára o jogo inteiro e é um jogador brigador, que tem qualidade técnica”, completou. No primeiro turno do Brasileirão, o Vasco goleou o Santos por 4 a 0 em São Januário.
Ficha Técnica
Santos x Vasco
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 30 de setembro de 2007, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Eremilson Macedo (DF)
SANTOS: Fábio Costa; Baiano, Adaílton, Domingos e Carlinhos; Maldonado, Rodrigo Souto, Pedrinho e Petkovic; Renatinho e Kléber Pereira
Técnico: Wanderley Luxemburgo
VASCO: Sílvio Luiz, Jorge Luiz, Júlio Santos e Luizão (Andrade); Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Marcelinho e Guilherme; Enilton e Leandro Amaral