Botafogo, contra o Náutico, tenta recomeçar sem Cuca Gazeta Press Recife (PE) – Quando o Botafogo estiver em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), enfrentando o Náutico, nos Aflitos, em Recife (PE), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o torcedor botafoguense vai estranhar ao olhar para o banco de reservas.
Depois de dois anos à frente do Alvinegro, Cuca entregou o cargo na quinta-feira, depois da derrota por 2 a 1 para o Corinthians, que custou a eliminação na Copa do Brasil. O time, que soma quatro pontos e planeja encostar na zona de classificação para a Copa Libertadores, será dirigido interinamente por Luizinho Rangel, que comanda os juniores. Apenas um triunfo poderá afastar a crise de General Severiano.
Disposto a afundar o Botafogo, o Náutico, que soma seis pontos e planeja se manter na zona de classificação para a Copa Libertadores, quer reagir após sofrer a primeira derrota na competição: 2 a 0 para o Grêmio.
Luizinho Rangel reconhece a importância de um resultado positivo na partida deste domingo, pois um tropeço pode tornar o clima insustentável em General Severiano depois da eliminação na Copa do Brasil.
“Independentemente do momento ou do que aconteceu no meio de semana, o Botafogo sempre entra em campo pressionado pela vitória, pois é um grande clube e vive de resultados positivos. Além disso não podemos perder contato com a parte de cima da tabela, pois nos pontos corridos cada partida é uma decisão”, disse o interino.
Os jogadores do Botafogo também entenderam o recado e, mesmo abalados pela perda do comandante, sabem que o Campeonato Brasileiro é a prioridade a partir de agora. “Sabemos que todos esperavam a conquista do título da Copa do Brasil, mas infelizmente ela não veio. Mas ainda temos o Campeonato Brasileiro, que virou prioridade. O momento agora é de focar na competição, recuperar o grupo e começar a subir na tabela”, disse o meia Lucio Flavio.
Para esta partida, a tendência é Luizinho Rangel manter a formação que vinha sendo utilizada por Cuca. Porém o meia Zé Carlos, que desperdiçou o pênalti decisivo contra o Coritnhians, deverá ser preservado. Assim Carlos Alberto deverá compor com Lucio Flavio o setor de criação do Glorioso.
Pelo lado do Náutico o jogo vai marcar a estréia do técnico Leandro Machado, que ocupará o posto de Roberto Fernandes, contratado pelo Atlético-PR. O treinador do time pernambucano minimizou a importância da crise do Botafogo.
“Para nós, a eliminação do Botafogo na Copa do Brasil foi algo muito negativo, pois agora eles estarão focados no Campeonato Brasileiro e dispostos a dar uma resposta em campo às críticas que estão recebendo. Mas confio no meu grupo e, jogando em casa, não podemos abrir mão dos três pontos”, disse Leandro.
A tendência em sua estréia é Leandro Machado adotar o esquema com três zagueiros, Negrete ganhando uma vaga ao lado de Everaldo e Vágner, que retorna de suspensão. Outro que volta após estar suspenso é o lateral-direito Ruy.
Ficha Técnica
Náutico x Botafogo
Local: Aflitos, em Recife (PE)
Data: 1º de junho de 2008 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Arnaldo de Souza (CE)
Náutico: Eduardo, Negrete, Vágner e Everaldo; Ruy, Ticão, Paulo Almeida, Geraldo e Berg; Wellington e Felipe
Técnico: Leandro Machado
Botafogo: Castillo, Alessandro, Renato Silva, André Luis e Leandro Guerreiro; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Luizinho Range