Pelo menos 12 mil pessoas são esperadas para prestigiar o 15º Campeonato de Karatê-Do Tradicional que acontece em Cuiabá, em novembro. A estimativa é do presidente do Comitê Organizador, mestre faixa preta, 6º DAN, José Humberto Lucio, da Academia Shotokan. A competição foi lançada hoje na Assembleia, pelo presidente José Riva (PP), dos deputados Alexandre Cesar (PT) e Airton Português, do secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho.
O professor José Humberto lembrou que devido ao empenho da equipe e apoio da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado, Cuiabá foi selecionada para sediar o evento que, a princípio, seria na Argentina. “O trabalho em conjunto fez com que Mato Grosso conquistasse credibilidade internacional”, avaliou, ao destacar que a capital vai acolher atletas de diversos países, uma ótima oportunidade para divulgar as potencialidades do estado.
“Acredito que o Estado de Mato Grosso vai ter grandes campeões nesse campeonato”, disse o presidente da Confederação Brasileira Karatê, Osvaldo Mendonça Junior. Para ele, outros estados brasileiros buscam o mesmo nível dos karatecas de Mato Grosso. “E internacionalmente não tenho a menor dúvida de que somos destaque também”.