O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou que a BRB Stock Car Pro Series será a principal atração do evento inaugural da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso. A inauguração da pista localizada na capital mato-grossense está marcada para 13 e 15 de novembro, em Cuiabá. O anúncio, que aconteceu esta tarde, em Cuiabá, contou com a presença do CEO da Vicar, Lincoln Oliveira. A empresa é maior promotora do esporte a motor na América Latina, responsável pela Stock Car e outros quatro dos principais campeonatos do continente.
No encontro desta quarta-feira também foram confirmadas provas do campeonato continental TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional – categoria de formação de novos pilotos que sonham em chegar à Stock Car. Os dois campeonatos também são geridos pela Vicar.
“Mato Grosso passa agora a integrar a rota da modalidade mais popular do automobilismo brasileiro. E pela primeira vez, a corrida vai acontecer no período noturno, inaugurando essa nova etapa de corridas no Brasil. Estamos muito orgulhosos dessa conquista e de saber que a população vai poder assistir, gratuitamente, esse grande espetáculo, agora no mês de novembro”, afirmou o governador Mauro Mendes.
“Para nós, da comunidade da BRB Stock Car, é uma honra sermos escolhidos para inaugurar um projeto tão importante para o esporte brasileiro. O nível dos equipamentos e o conceito do projeto como um todo chamam a atenção pela visão empresarial e de futuro do esporte – exatamente como é a filosofia que transformou a Stock em uma das principais categorias do mundo”, disse Lincoln Oliveira. “Esta nova praça é um grande passo para o fortalecimento do automobilismo, mas também será um importante polo gerador de empregos e recursos para o Mato Grosso – um benefício que a Stock leva a todas as suas cidades parceiras ao longo da temporada”, completou o executivo.
Localizado no Parque Novo Mato Grosso, construído para ser o maior centro multieventos da América Latina, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história. Até o momento, o Autódromo Victor Borrat Fabini, na cidade uruguaia de El Pinar, havia sido o último local inédito a ser visitado pela categoria, em 2024.
O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e Federação Internacional de Motociclismo (FIA), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e Motociclismo (CBA e CBM). Com 4,5 mil metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750.