O Vasco manteve a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro ao empatar por 2 a 2 com o Atlético-GO, neste sábado, no Serra Dourada. Com o ponto conquistado, o time carioca chega a 43 e se mantém na liderança da competição, dois pontos acima da equipe rubro-negra.
A partida foi muito tumultuada com lances polêmicos e três expulsões. O time da casa chegou a abrir dois gols de vantagem, mas não suportou a pressão da equipe carioca depois que perdeu dois jogadores e acabou cedendo o empate. Na próxima rodada o Vasco receberá o Paraná, enquanto o Atlético vai encarar a Ponte Preta em Campinas.
A partida começou em ritmo acelerado principalmente por causa da postura do Atlético que partiu para cima do Vasco. Com Marcão e Juninho bem adiantados,o time da casa tentava imprimir velocidade ao jogo e não deixava a defesa vascaína sair jogando com tranquilidade. Aos 10 minutos, em jogada de velocidade, o Rubro-Negro goiano quase chega ao primeiro gol quando Juninho recebeu passe na área, driblou Juninho e chutou para defesa de Fernando Prass, quando Marcão e Elias estavam livres na grande área.
O time da casa continuava dando as cartas na partida enquanto o Vasco cometia muitos erros de passes no meio campo e quase não chegava na área goiana. Carlos Alberto, muito marcado e sofrendo faltas seguidas, quase não conseguia jogar, o que provocou muita reclamação do técnico Dorival Júnior que foi várias vezes advertido pelo árbitro. Aos 23 minutos, Amaral cobrou falta com violência, Márcio deu rebote, mas Antonio Carlos aliviou.
Só aos 24 minutos é que o Vasco deu sinal de vida quando Elton recebeu pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado para boa defesa de Márcio. Aos 27 minutos, o Atlético abriu o marcador. Após cobrança de escanteio, o goleiro Fernando Prass saiu mal e Jairo cabeceou para as redes da equipe carioca. Um minuto depois, o rubro-negro ampliou quando Pituca invadiu pela esquerda e cruzou para Juninho concluir.
Numa tentativa de acertar a equipe que estava dominada, Dorival Júnior trocou o meia Enrico pelo volante Nilton, mas o time da casa continuou com o controle da partida. Aos 36 minutos, Elias deu ótimo passe para Juninho que chutou cruzado para boa defesa de Fernando Prass.
Aos 41 minutos, Elton cruzou e a bola bateu no braço de Antonio Carlos que estava dentro da área. O árbitro interpretou como pênalti para desespero dos jogadores goianos. Carlos Alberto cobrou com violência para marcar o primeiro gol do Vasco.
Logo no início do segundo tempo, o Atlético sofreu um duro golpe com a expulsão do zagueiro Jairo que já tinha cartão amarelo e fez falta violenta sobre Elton. Com um jogador a mais, o time carioca aumentou a pressão em busca do empate enquanto o Atlético tentava bloquear as jogadas da equipe carioca no meio campo, fazendo muitas faltas, visando principalmente o meia Carlos Alberto.
O técnico Mauro Fernandes trocou o meia Elias pelo zagueiro Leandro Amaral para recompor o sistema defensivo já que o Vasco seguia pressionando em busca do gol de empate. Aos 16 minutos, Alan foi derrubado por Antonio Carlos, os jogadores cariocas pediram pênalti mas o árbitro marcou a falta fora da área. Aos 20, Elton colocou a bola nas redes, mas o árbitro invalidou o lance por causa da posição irregular de Alex Teixeira.
Aos 21, o volante Agenor que já tinha cartão amarelo atropelou Ramon e também foi expulso, deixando o Atlético por com apenas nove jogadores em campo. Aos 25 minutos, Philippe Coutinho entrou driblando, mas foi bloqueado na área no momento do chute.
O Vasco passou a jogar no campo do Atlético e chegou ao empate aos 27 minutos através de Elton, que cabeceou após cobrança de escanteio. A bola desviou em Fábio Gomes enganou o goleiro Márcio.
O Vasco teve uma grande chance de passar à frente aos 38 minutos quando Carlos Alberto foi derrubado na área. Ele cobrou com paradinha e o goleiro Márcio que tinha se adiantado, fez a defesa. Logo depois Carlos Alberto recebeu cartão vermelho por mandar a bola para as redes depois que o árbitro já tinha paralisado a jogada.
Nos minutos finais, o Vasco tentou chegar ao terceiro gol, mas o Atlético conseguiu resistir à pressão desordenada da equipe carioca.