Começaram hoje as obras de construção da Arena Multiuso, o Novo Verdão, 8 dias antes do prazo estabelecido pela Fifa, em 3 de maio. É uma praça esportiva de padrão internacional, cujo projeto vem sendo elogiado e premiado por introduzir conceitos inovadores de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Os primeiros equipamentos retirados foram as cadeiras do Verdão, que serão reutilizadas em outros estádios. Equipes de topografia começaram os levantamentos para a implantação do canteiro de obras, enquanto outras equipes iniciavam a demarcação de pontos para a construção da cerca (alambrado) de mais de mil metros que envolverá a obra.
Nos próximos dias começa a desmontagem da estrutura metálica que sustenta a cobertura da arquibancada e retirada das telhas, bem como do sistema elétrico e de iluminação. Todo este material será guardado e posteriormente transferido para outras praças esportivas.
“Esta primeira etapa, que marca o início efetivo das obras, é chamada tecnicamente de mobilização. Além de iniciar a retirada dos materiais passíveis de reutilização, estamos implantando o canteiro de obras que receberá progressivamente máquinas, equipamentos, materiais de construção, almoxarifado, vestiários, sanitários e outras instalações”, explicou o Gerente de Contratos do consórcio, engenheiro Antonio Carlos de Oliveira.
Nos próximos dias o escritório do consórcio começa a funcionar num imóvel nas proximidades da obra, onde também será feita a recepção de currículos e montagem do banco de dados sobre o potencial disponível de mão-de-obra. As contratações também serão feitas com base no cadastro do Sine-MT, conforme acordo firmado com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania.
O consórcio vencedor da licitação deve contratar ainda em maio 75 trabalhadores, entre serventes, pedreiros, armadores, soldadores e outros profissionais. Até o fim da obra, em dezembro de 2012, o consórcio deve empregar cerca de 800 trabalhadores nas diferentes áreas, além dos milhares de empregos indiretos.
Para o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, Cuiabá continua à frente das demais sedes da Copa 2014 cumprindo todos os prazos estabelecidos pela Fifa e Comitê Organizador Local e os compromissos firmados através da Matriz de Responsabilidades.
“Iniciamos as obras a oito dias do prazo final, 3 de maio, e já temos R$ 99 milhões empenhados e assegurados para todas as medições deste ano. As obras de mobilidade urbana já tiveram seus projetos concluídos e encaminhados ao governo federal, que anunciou um aporte significativo de recursos através dos ministérios de Transportes, Cidades e do Turismo”, disse Brito.
Até 2014, o governo do Estado deve integralizar um montante superior a R$ 1 bilhão para a obra da Arena Multiuso, dois Centros de Treinamento, Fan Parks, infraestrutura turística e os projetos de mobilidade urbana, incluindo dois BRTs (Bus Rapid Transit, ou corredores exclusivos para ônibus), e várias intervenções no sistema de trânsito da Grande Cuiabá.