O comandante do 4º batalhão do Corpo de Bombeiros de Sinop, major Rogério Quinteiro Barcellos, e o major Rony Barros fiscalizaram, no final desta manhã, o andamento do projeto de instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Este equipamento é necessário e exigido pelo Corpo de Bombeiros para regularizar o laudo técnico vencido de prevenção e combate a incêndio do estádio Gigante do Norte.
Quinteiro disse que há possibilidade deste laudo ser aprovado ainda hoje. “Neste momento encontra-se em fase de aprovação. Estamos analisando o projeto para que em um primeiro momento sejam tomadas outras medidas. Não existe um tempo determinado para finalizar esta analise. Pode ser que seja aprovado ainda hoje. É possível desde sejam atendidas todas as medias de segurança”, disse ao Só Notícias.
O comandante explicou que são cinco servidores para atender nove municípios e as fiscalizações ocorrem conforme a demanda do batalhão. “A medida de segurança vale para todo e qualquer jogo, independente da cobrança da federação ou confederação brasileira. O estádio tem que passar pelo crivo da segurança de uma forma geral. A fiscalização é feita conforme a demanda nossa. Atendemos toda a parte comercial da cidade. Isso fica a cargo da prefeitura ou dos responsáveis pela edificação que procuram a corporação para regularizar toda e qualquer documentação. Temos um oficial responsável pela sessão de segurança, incêndio e pânico na corporação em Sinop. Outros quatro são analistas da sessão. São cinco servidores para atender nove municípios que é área de abrangência do 4º batalhão”.
A secretária de Esportes, Marineide Oliveira Marques, confirmou, que falta apenas a regularização do laudo de liberação do Copo de Bombeiros. “O nosso problema é prevenção de incêndio. Todo o processo licitatório é bastante burocrático. Estamos correndo atrás desde março. Não deixamos tudo para última hora. Precisa de liberação de projetos através de licitação. Estamos nos empenhando e mostrando para os bombeiros que o trabalho está sendo realizado”.
Os vereadores Fernando Brandão (PR), Dalton Martini (PP), Wollgran Araújo (DEM) e Fernando Assunção (PSDB) acompanharam a fiscalização dos bombeiros no estádio.