O Brasil não conseguiu se sagrar bicampeão pan-americano no vôlei feminino. Na noite deste sábado, a seleção mista comandada por José Roberto Guimarães perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/21 e 26/26, e ficou com a medalha de prata em Toronto.
A outra parte do grupo disputava a fase final do Grand Prix, do qual as norte-americanas também se sagraram campeãs neste sábado, ao vencer a equipe verde-amarela em Omaha, nos EUA.
Atual bicampeã olímpica, a Seleção feminina já havia conquistado oito medalhas em Jogos Pan-Americanos. Ficou com o ouro em Guadalajara (2011), Winnipeg (1999), São Paulo (1963) e Chicago (1959); prata no Rio de Janeiro (2007) e Havana (1991), e bronze na Cidade do México (1955) e San Juan (1979).
A campanha brasileira no torneio começou com a liderança do grupo B, conquistada justamente após suada vitória sobre as norte-americanas por 3 sets a 2 na última rodada. As comandadas de José Roberto Guimarães ainda tiveram nova parada dura na semifinal diante de Porto Rico, mas voltaram a vencer em cinco sets para garantir vaga na decisão.
A mato-grossense Ana Tieme, revelada em Nova Mutum, teve boa atuação no Pan.
O jogo – As norte-americanas fizeram primeira parcial dominante. Com Krista Vansant e Nicole Fawcett no comando do ataque, elas conseguiam superar o bloqueio brasileiro, um dos pontos mais fortes da equipe dirigida por José Roberto Guimarães durante a competição. Assim, as estadunidenses fecharam em 25 a 22 para abrir vantagem no placar.
O início do segundo set seguiu a mesma toada do primeiro. Dessa vez, no entanto, o bloqueio do Brasil era ainda menos produtivo, permitindo que as norte-americanas se desgarrassem no placar na metade da parcial. A entrada de Jaqueline, ainda sem estar plenamente recuperada de lesão, ainda fez com que a seleção verde-amarela reagisse, mas não foi suficiente, e os Estados Unidos fizeram 25 a 21 para aumentar a vantagem.
A terceira parcial teve início marcado por equilíbrio ponto a ponto, com as estadunidenses cometendo alguns erros. Quando o bloqueio voltou a funcionar e Fernanda Garay se mostrou implacável no ataque, o Brasil abriu boa vantagem no placar, chegando a fazer 21 a 15 na reta final do set. Entretanto, permitiu crescimento das norte-americanas, que encostaram no placar, fazendo 25 a 25 após dois set points perdidos pelo time verde-amarelo. Mas os Estados Unidos não desperdiçaram a oportunidade que tiveram, e fecharam o jogo com 28 a 26.