PUBLICIDADE

Com gol e passe de Neymar, Barça faz 4 a 1 na Real Sociedad

PUBLICIDADE

Neymar precisou de quatro minutos do jogo desta terça-feira para fazer o seu primeiro gol pelo Barcelona no Campeonato Espanhol. Um detalhe do show visto no Camp Nou. A Real Sociedad até fez um gol de honra, mas foi um pouco mais do que uma espectadora da vitória por 4 a 1 do atual campeão nacional e que segue com 100% de aproveitamento na edição deste ano da liga. A goleada só não terminou de forma mais ampliada porque o goleiro Claudio Bravo teve grande noite.

Antes, aos quatro minutos, Neymar aproveitou passe de Alexis Sánchez e vacilo da defesa para colocar a bola nas redes vazias. Aos sete, cruzou com precisão para Messi fazer mais um. Como os adversários, foi espectador do chute de Busquets no rebote de finalização de letra e arremate no travessão de Messi para os 3 a 0 aos 22 do primeiro tempo. De la Bella descontou aos 18 da etapa final, mas Bartra, aproveitando uma das muitas sequências de dribles de Messi, sentenciou a goleada aos 31.

A atuação de gala teve até troca de passes de calcanhar de Xavi e Iniesta na grande área antes de Neymar deixar um adversário no chão. Mesmo quando não fazia gol, o Barcelona era aplaudido de pé por espectadores que mostraram o mesmo entusiasmo em tom de agradecimento quando Neymar e Messi foram substituídos.

Com essa tranquilidade, e agora com 18 pontos em seis jogos no Campeonato Espanhol, o Barça volta a entrar em campo pelo torneio em visita ao Almería no sábado. Já a Real Sociedad, fora da zona de classificação para as competições europeias, recebe o Sevilla no domingo.

O jogo – Gerardo Martino escalou no Camp Nou uma equipe bem próxima da equipe dos sonhos imaginada pela torcida do Barcelona e por fãs do futebol. Os dois primeiros minutos, porém, foram de pesadelo, com Busquets dando solada em Mascherano, machucando o argentino a ponto de tirá-lo do jogo pouco mais de meia hora depois, e um chute de Seferovic no travessão de Victor Valdés.

Mas alguém com astros como os do Barça não geram nem susto no Camp Nou. O torcedor pôde ver Valdés no gol, Daniel Alves e Adriano nas laterais, Piqué e Mascherano na zaga e, principalmente, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi, Alexis Sánchez e Neymar. O show estava armado, e confirmado no gramado, como se a Real Sociedad não fosse adversário.

O clube que também está na Champions League nem parecia um clube profissional diante dos anfitriões. A intensa movimentação de Neymar e Alexis Sánchez nas pontas com Messi se movimentando na chegada de Iniesta e os passes vindos de Xavi embaralhavam o adversário, e tornaram tudo muito fácil.

Aos quatro minutos, Sánchez recebeu de Daniel Alves e cruzou rasteiro. Paralisados, os jogadores da Real Sociedad, incluindo o goleiro Claudio Bravo, ficaram paralisados até a bola passar pela pequena área e Neymar nem precisar mostrar sua habilidade, entrando com bola e tudo para marcar o seu primeiro gol no Campeonato Espanhol.

O clube visitante não teve nem tempo de se recuperar. Mais uma vez, foi impossível acompanhar Neymar, que avançou pela ponta esquerda. E quem estava na área ainda tomou a decisão errada, marcando só Alexis Sánchez, mas se esquecendo que o adversário tinha o melhor do mundo em campo. Foi para Messi o cruzamento preciso de Neymar, sentenciando cabeçada aos sete minutos do segundo tempo.

A Real Sociedad nem parecia o time que teve uma das melhores campanhas do último Campeonato Espanhol. Também não parecia conhecer Neymar. O brasileiro desfrutava como queria de sua velocidade pela esquerda, passando nas costas da zaga e sendo um alvo permanente dos lançamentos de Iniesta, sendo parado só pelo goleiro Bravo ou por impedimentos, a maioria marcada erroneamente.

O terceiro gol era questão de tempo, e saiu aos 22 minutos, por pura insistência de um time que não cansa de tentar colocar a bola nas redes adversárias. Daniel Alves cruzou para Messi tentar de letra, parando em Bravo, e depois acertar o travessão. A Real Sociedad tirou a bola da linha do gol, mas se esqueceu de Busquets, que dominou o rebote na meia-lua e mandou no canto para ampliar o placar.

O show era tão empolgante que o Barça nem precisava fazer gol. Aos 35 minutos, Xavi avançou à área e trocou passes de calcanhar com Iniesta, iniciando toque de bola que envolveu também Messi e Alexis Sánchez e teve Neymar deixando um marcador no chão ao dominar a bola. Ela não foi parar nas redes porque a Real Sociedad, com o time todo na grande área, afastou, mas a jogada foi aplaudida de pé pelos presentes.

A partir daí, o que se viu foi um novo personagem no confronto: Claudio Bravo. O goleiro continuou parando Neymar e mostrou mais qualidade do que seus defensores. Messi passava por quantos adversários tivesse pela frente, mas seu fortes chutes ou tentativas de cobertura paravam nas mãos do único destaque da Real Sociedad nesta terça-feira.

O Barça só diminuiu o ritmo após os 15 minutos do segundo tempo, quando apareceu uma falha. Aos 18, após cruzamento mal cortado na área, Piqué errou o bote na bola e foi facilmente driblado por Agirretxe, que dominou com qualidade e girou para cruzar rasteiro, entregando o gol de honra da equipe para De la Bella. Foi a eficiência da Real Sociedad em uma rara chance na frente.

O Barcelona, então, colocou o ritmo que quis no jogo, impondo de vez o toque de bola que lhe caracteriza. A vitória estava tão tranquilo que Tata Martino abriu mão de Neymar, aplaudido intensamente. Mas deixou Messi em campo, e ganhou mais um gol aos 31, com o argentino passando por três antes de cruzar para Bartra, substituto de Mascherano, balançar as redes.

Pouco depois, foi Messi quem saiu, aplaudido com ainda mais entusiasmo pelos fãs já acostumados a vê-lo dando show no Camp Nou. Sem ele nem Neymar, ambos no banco, os jogadores que restaram em campo, entre eles os também astros Iniesta e Xavi, tocavam a bola para celebração de uma plateia habituada às apresentações. E também para 11 adversários que mais pareciam espectadores que se recusavam a bater palmas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...

Primavera confirma elenco para disputa do estadual

O Primavera Atlético Clube anunciou o plantel para a...

Encaminhado projeto de lei para incentivo ao esporte em Lucas do Rio Verde; R$ 1,9 milhão

A prefeitura encaminhou para a câmara municipal de vereadores,...
PUBLICIDADE