O Flamengo conseguiu uma importante vitória no clássico carioca da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Botafogo por 1 a 0 na noite deste domingo, no Maracanã. Kleberson, cobrando pênalti, fez o gol que levou aos flamenguistas aos 60 pontos, na quinta posição. Os botafoguenses seguem com 49 pontos, em oitavo lugar.
A polêmica envolvendo a escalação do árbitro Marcelo de Lima Henrique, que prejudicou o Botafogo na final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, parecia que voltaria à tona com todo vapor logo aos dois minutos, quando ele ignorou um pênalti do goleiro Bruno em dividida com Jorge Henrique. Mas como a falta não foi tão clara e o jogador botafoguense costuma se jogar com freqüência as reclamações foram comedidas.
Com bola rolando as duas equipes jogaram em ritmo de treino. Normal para o Botafogo, que apenas cumpria tabela. Mas estranho para o Flamengo, já que seus jogadores entraram em campo sonhando com título e tendo a vaga na Copa Libertadores como meta mais próxima. A primeira chance foi rubro-negra, aos 17 minutos, quando Marcelinho Paraíba arriscou de fora da área, sobre o gol.
O Botafogo não demorou muito a responder e aos 21 minutos Triguinho pegou sobra da entrada da área e obrigou Bruno a fazer grande defesa. O goleiro Renan, do Alvinegro, por sua vez só foi acionado aos 34, quando agarrou cabeçada violenta de Ronaldo Angelim.
A melhor oportunidade de toda a primeira etapa foi botafoguense, aos 37 minutos. Túlio dividiu bola com Ronaldo Angelim, Fábio se aproveitou de falha da defesa rubro-negra e chutou com violência, para boa defesa de Bruno.
Assim como no primeiro tempo, a segunda etapa começou sendo disputada no ritmo de treino. O Flamengo parecia ter medo de se expor ao ataque, enquanto o Botafogo se limitava a administrar a situação e só ia para a frente quando não corria riscos. Tanto que a primeira oportunidade de gol só aconteceu aos 14 minutos, quando Marcelinho Paraíba cobrou falta e acertou o travessão. A resposta botafoguense veio cinco minutos depois, num chute de Lucio Flavio para fora.
Por muito pouco o Flamengo não abriu o marcador aos 25 minutos, quando Luizinho cobrou escanteio e Ibson cabeceou para fora, com perigo. Um minuto depois foi Bruno quem teve que salvar um belo chute de Carlos Alberto, que tinha endereço certo. Aos 28 Juan cruzou da esquerda e Josiel chegou atrasado na hora de concluir.
O Botafogo era extremamente perigoso nos contra-ataques. Num deles, aos 35 minutos, Carlos Alberto recebeu na entrada da área e chutou para fora. Três minutos depois o Flamengo abriu o marcador. Ibson foi lançado na área e foi derrubado ao tentar se livrar de Renan. Kléberson concluiu com perfeição.
O Botafogo desperdiçou grande chance aos 43 minutos, quando Fábio se livrou de dois marcadores e chutou para grande defesa de Bruno. Nos acréscimos o Glorioso ainda teve Eduardo expulso e não conseguiu a reação.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 17horas (Brasília). O Botafogo visita o Goiás no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO). Já o Flamengo recebe o Palmeiras, novamente no Maracanã.