Com dois jogadores a menos, o Botafogo sofreu no gramado ruim do Estádio Municipal Rumiñahui, no Equador, e acabou derrotado na noite desta quarta-feira pelo Independiente Del Valle por 2 a 1. Nuñez e Sornoza fizeram os gols dos equatorianos e Bolívar o dos brasileiros. O zagueiro ainda foi expulso na metade do segundo tempo, assim como o lateral Edilson.
O resultado, combinado com o empate por 1 a 1 entre San Lorenzo e Unión Española na Argentina, deixa o time carioca na liderança do Grupo 2, com quatro pontos. Os equatorianos tem o mesmo número de pontos, assim como o San Lorenzo, mas ambos perdem nos critérios de desempate. O Unión Española é o lanterna.
Na partida no Equador, o time da casa foi superior na etapa inicial, tendo um gol anulado equivocadamente pela arbitragem aos 15min, quando Guerrero foi apontado pelo árbitro assistente como em posição irregular, quando tinha condições de jogo.
O Independiente demorou mais onze minutos para abrir o marcador com Nuñez, que recebeu enfiada de bola pela direita da área e encheu o pé, sem chances para o goleiro Jefferson.
Com dificuldades em articular jogadas de ataque com a bola rolando, o Botafogo conseguiu o empate aos 14min do segundo tempo, em uma cobrança de escanteio ensaiada na qual Dória desviou de cabeça na primeira trave para Bolívar chegar cabeceando para o fundo das redes.
Seis minutos depois de igualar o marcador, o camisa 4 do Botafogo levou o segundo cartão amarelo ao cometer uma infração que interrompeu o contra-ataque dos donos da casa. Revoltado com a decisão, o lateral direito Edilson foi para cima do árbitro e também levou o vermelho. As exclusões resultaram em uma confusão em campo, que interrompeu em cerca de cinco minutos a partida.
Sornoza fez o gol da vitória nos acréscimos com um belo chute da entrada da área, fora do alcance de Jefferson.
Na quarta rodada do Grupo 2, o Botafogo enfrenta novamente o Independiente Del Valle, só que desta vez no Maracanã. San Lorenzo e Unión Española também repetem o confronto da terceira rodada, com mando do time chileno desta vez.