Se na primeira partida ambos os times passaram em branco, desta vez a Portuguesa levou a melhor sobre o Volta Redonda, fez 2 a 0 e classificou-se para a terceira fase da Copa do Brasil. O grande destaque da partida foi o atacante Vaguinho, que retornou recentemente de suspensão por doping e anotou os dois tentos da partida.
Agora, o time do Canindé aguarda o vencedor de River e Botafogo para saber quem será seu adversário na próxima fase. No jogo de ida, também disputado nesta quarta-feira no Maranhão (apesar do mando de campo ser piauiense), o time da casa venceu por 2 a 1. A decisão da vaga acontece na próxima quarta-feira, no Engenhão.
Nesta quarta-feira, porém, a Portuguesa começou a partida no Canindé sem pressionar tanto quanto devia. Com isso, as duas equipes equilibraram o jogo na intermediária, o que fez com que o primeiro gol só saísse no meio do período. Graças ao investimento nas jogadas pelas laterais, a Lusa conseguiu balançar as redes aos 28, com Vaguinho.
Dez minutos depois, a Portuguesa ainda “ganhou” um reforço: a expulsão de Ives, que foi excluído após receber o segundo cartão amarelo. A desvantagem numérica dentro do gramado, porém, não fez com que o placar eletrônico do Canindé fosse alterado, o que só aconteceu no reinício da partida.
Então, logo aos cinco minutos da etapa complementar, Vaguinho conseguiu outra boa jogada no setor ofensivo e chutou para ampliar o marcador: 2 a 0. O resultado tranqüilizou a equipe da casa, que só precisou administrar o resultado, monopolizando o jogo na intermediária. O Volta Redonda, abalado pelos gols sofridos, não teve poder de reação e acabou eliminado.