Dono de uma sequência invicta de oito jogos e de cinco vitórias consecutivas, o Grêmio busca ampliar seus números positivos no Campeonato Gaúcho neste domingo. O adversário será o São Paulo de Rio Grande, que vem à Arena ameaçado pelo rebaixamento. A partida, válida pela penúltima rodada da primeira fase, está marcada para as 18h30, horário de Brasília.
Enfrentar um adversário que luta para não cair no Gauchão, porém, não é exatamente um sinônimo de facilidades. Além da provável retranca do time de Rio Grande, o Grêmio terá de enfrentar desfalques importantes. Cristian Rodríguez, ainda em recuperação de lesão muscular, segue fora. Já Douglas recebeu o terceiro amarelo na vitória sobre o Novo Hamburgo, e cumpre suspensão. Isso sem falar em Marcelo Grohe, convocado para a seleção brasileira, e Erazo, para a equatoriana.
No trabalho deste sábado, realizado sem o técnico Luiz Felipe Scolari, liberado para participar da despedida do meia Alex, Marcelo Oliveira e Braian Rodríguez se movimentaram normalmente e foram liberados pelo departamento médico para atuar. Ao passo que o lateral-esquerdo, que também atua no meio-campo, se recuperou de uma gripe, o atacante uruguaio mostrou-se mais aliviado com as dores no ombro.
Assim, as dúvidas ficam na lateral-direita, onde Matías Rodríguez disputa posição com Rafael Galhardo, e no setor de contensão do meio-campo – Ramiro e Fellipe Bastos são as opções de companhia a Maicon.
A vitória por 1 a 0 sobre o Novo Hamburgo agradou o treinador gremista: “a vitória de hoje foi melhor que a de domingo, quando fizemos um bom primeiro tempo e um razoável para não bom segundo. Hoje enfrentamos uma equipe de qualificação muito boa. O Gauchão mostra que as equipes do interior escolheram a dedo seus jogadores. O Noia tem jogadores experientes e com qualidade técnica, o jogo foi equilibrado”, analisou Scolari, após o jogo de quarta.
A boa fase fica clara também na fala do volante Ramiro, autor do gol da vitória no Estádio do Vale: “nos confrontos pelo Gauchão, conseguimos imprimir o nosso ritmo de jogo e fazer a tarefa de casa. Dos últimos 24 pontos disputados, conquistamos 20, com seis vitórias (metade em casa e metade fora) e dois empates. Isso comprova que conseguimos manter a consistência de jogo tanto na Arena quanto no Interior”, diz o volante.
Líder do campeonato, com 26 pontos, o Grêmio briga com o rival Internacional cabeça a cabeça pela liderança. O Colorado tem um ponto a menos, mas um jogo a mais por fazer. A classificação matemática de ambos foi confirmada com a rodada do meio de semana. O objetivo, agora, é garantir todos os jogos decisivos dos mata-matas dentro de casa.
O São Paulo chega aliviado, embora ainda pressionado, a Porto Alegre. Quinta-feira a equipe de Rio Grande obteve seu resultado mais importante no campeonato: jogando no Centenário, bateu o Caxias, rival direto na luta pela permanência na elite, por 1 a 0. Com 13 pontos, o time do técnico Hélio Vieira está na 13ª posição, a última que garante lugar na primeira divisão. A distância para o União Frederiquense, porém, é de apenas três pontos.
Grêmio e São Paulo-RS não se enfrentam na capital gaúcha há 21 anos. Em 1994, o time de Rio Grande venceu os reservas do Tricolor por 2 a 0, no Olímpico, pelo Gauchão.