PUBLICIDADE

Com atletas olímpicos, complexo de skate será inaugurado em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: reprodução e Lennon Magno)

O maior complexo de skate da América Latina, o Arena Skate Plaza, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, vai ser inaugurado durante a final do Campeonato Brasileiro Amador e Master e a última etapa do Campeonato Brasileiro Nacional, com atrações de renome internacional. Até sexta-feira, ocorrem os campeonatos Amador e Master. Já de sexta a domingo (19 e 21), os atletas do Skate Pro entram em cena e definem os campeões nacionais nas modalidades Park e Street. A entrada é gratuita.

A Arena Skate Plaza é o primeiro espaço em Mato Grosso a ter pista na modalidade Park, com “piscina” e “grande bacia”, o Bowl, que prioriza a fluidez e capacidade técnica. “A categoria Park é inédita em Mato Grosso. É uma pista que vai transformar o skate mato-grossense, dando estrutura para nossos atletas e atraindo outras pessoas para o esporte”, avalia o presidente da Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), Roberto Gonçalves Peron, o Bob Peron.

Ele explica que, na modalidade Skate Street, o esportista simula manobras em um ambiente urbano, com obstáculos como corrimãos, escadas, bancos e muretas.

Entre os atletas de destaque que já confirmaram presença constam Augusto Akio, de Curitiba (PR), medalhista olímpico e campeão mundial na modalidade Park; Raicca Ventura, de Santo André (SP), finalista olímpica em Paris (2024) e campeã mundial; Luiz Francisco, de São Paulo (SP), quarto lugar nas Olimpíadas de Tóquio (2020), com participação no Circuito Mundial; e Dora Varella, que acumula duas olimpíadas, obtendo a quarta colocação em Paris. 

Por Mato Grosso concorrem Igor Peron e Sara Cruz, na categoria amador da modalidade Park, e Felipe Monteiro, também pelo amador, mas na street. Pelo circuito profissional disputam Izael Miranda, de Cuiabá, Jhow Covatti, de Sinop, e Gabriel Jurupim, de Primavera do Leste. 

Atualmente, os atletas treinam nas pistas street da Arena Pantanal, Osmar Cabral e Dom Aquino, em Cuiabá. “Mas acompanhamos toda a elaboração do projeto das pistas pela empresa Spot, que desenhou o projeto do Parque Novo Mato Grosso. Do iniciante, ao amador, master e Pro, todos os esportistas irão poder se aprimorar nas novas pistas, de qualidade internacional”, avalia. 

Ele estima que aproximadamente duas mil pessoas praticam skate em Mato Grosso. Há 160 atletas cadastrados entre as categorias mirim, amador, master e pro. Até a última sexta (12), havia 137 atletas inscritos nos dois eventos. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE