O Santos assegurou a classificação antecipada à próxima fase do Campeonato Paulista ao vencer por 2 a 1 o Corinthians na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro. Com dois a mais durante parte do confronto, o Peixe conseguiu afundar o Timão, que agora precisa de um milagre para alcançar a vaga na semifinal.
O Peixe abriu o placar no clássico com gol de Zé Roberto, mas Adailton marcou contra na seqüência e igualou a contagem. Porém, nos minutos finais da etapa, Amoroso complicou a situação dos visitantes ao receber o cartão vermelho.
Na segunda parte do jogo, Gustavo também foi expulso. Com a vantagem numérica, o Peixe pressionou o time da capital e assegurou o triunfo com tento de Jonas. Agora, faltando três rodadas para o término da primeira fase, o Santos tem 41 pontos e possui vaga assegurada na semifinal do Estadual.
Por outro lado, o Corinthians deu adeus à seqüência de quatro jogos sem derrotas no Paulistão e ficou em situação bastante complicada, a cinco pontos da zona de classificação, precisando de uma difícil combinação de resultados nas últimas rodadas para assegura um posto na etapa decisiva.
O Santos iniciou a partida com mais presença ofensiva e tentando pressionar os visitantes. Logo no terceiro minuto de bola rolando, Carlinhos tabelou com Zé Roberto pela esquerda e bateu cruzado. Marcos Aurélio apareceu por trás da zaga para completar, mas Jean conseguiu mandar para linha de fundo.
Depois da cobrança do escanteio, Antônio Carlos aproveitou bola rebatida na marca do pênalti e arrematou cruzado, para fora. Depois de segurar o ímpeto inicial da equipe da casa, o Timão passou a apostar em jogadas principalmente criadas por Willian. Aos sete, o camisa 30 cobrou escanteio e Amoroso se antecipou à zaga para cabecear perto da meta de Fábio Costa.
Mas as decidas do Corinthians ao ataque foram respondidas com um rápido contragolpe do Santos, aos dez. Rodrigo Tiuí desceu em velocidade pelo sistema defensivo desarrumado e passou com precisão para Zé Roberto, que tocou na saída de Jean para abrir o placar.
Depois de sofrer o revés, o Corinthians foi obrigado a aumentar suas descidas ao sistema ofensivo. E foi assim que Wilson recebeu cruzamento e cabeceou para boa defesa de Fábio Costa, mas o árbitro paralisou o lance alegando impedimento. Os corintianos reclamaram da decisão.
Porém, o Timão não demorou a conseguir igualar o marcador. Aos 22, Willian passou por dois marcadores pela direita, invadiu a área e chutou cruzado. Adaílton tentou cortar e mandou contra as próprias redes. Instantes depois, os visitantes tiveram nova oportunidade, desta vez em cobrança de falta, mas Fábio Costa defendeu a batida de Willian.
Na seqüência, Luxemburgo precisou promover uma mudança quando Rodrigo Tiuí sofreu contusão na coxa, deixando o gramado para a entrada de Jonas. O Peixe, então, teve chance em lance de bola parada, mas Pedrinho mandou por cima do gol de Jean.
Já o Timão sofreu uma importante baixa nos minutos finais da etapa, quando Amoroso atingiu Adriano e recebeu cartão vermelho do árbitro José Henrique de Carvalho. No intervalo do jogo, Leão manteve a mesma formação, mas Luxemburgo tirou Adaílton para a entrada de Leonardo.
As equipes começaram a segunda etapa buscando o ataque. No primeiro bom lance do Peixe, Zé Roberto tentou encontrar Jonas na área, mas Marinho afastou. Do outro lado, Willian fez fila na zaga santista e só foi parado com falta de Antônio Carlos, que fez seu último lance no jogo, pois reclamou de dores e foi substituído por Dionísio.
Apesar de buscarem o setor ofensivo, ambos mostraram dificuldades no momento do arremate. O Santos teve ótima chance em cruzamento de Pedrinho, mas Jonas, livre, errou o alvo de cabeça. Leão, por sua vez, colocou Daniel na vaga de Rosinei e reforçou a marcação.
Mas o Peixe continuou mais perigoso na partida. A bola sobrou na entrada da área nos pés de Jonas, que finalizou perto da meta de Jean. Se a situação já estava complicada para os visitantes, ela se agravou ainda mais com a expulsão de Gustavo.
Com dois a menos, Leão só teve a opção de fechar o time, sacando Wilson para a entrada de Rafael Fefo. O Santos, então, aumentou ainda mais a pressão, enquanto o Corinthians ficou acuado em seu campo defensivo, mas não conseguiu resistir por muito tempo. Marcos Aurélio invadiu a área pela direita e cruzou para Jonas, que completou para as redes.
O Santos ainda seguiu buscando o ataque para tentar construir uma goleada, mas parou no goleiro Jean.