O São Paulo acertou nesta terça-feira com o colombiano Jose Carlos Osorio, de 53 anos, que estava no Atlético Nacional (COL). O técnico chega para suprir a saída de Muricy Ramalho, que estava sendo substituído desde abril pelo auxiliar técnico Milton Cruz. O clube ainda não divulgou os detalhes do acerto.
A negociação com Osorio ocorre desde a semana passada, quando o presidente Carlos Miguel Aidar e o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro foram a Medellin conversar pessoalmente com o treinador. Os dirigentes retornaram muito impressionados com os conhecimentos do colombiano, tanto sobre futebol de maneira geral quanto sobre o time do São Paulo.
Osorio venceu a concorrência com o português José Peseiro, entrevistado por Aidar nos últimos dias, e Vanderlei Luxemburgo, demitido do Flamengo na última segunda-feira. Luxa chegou a ser o preferido de Aidar logo após a saída de Muricy, mas o presidente recuou por ele estar empregado e pela resistência de Ataíde Gil Guerreiro, que na época preferia o argentino Alejandro Sabella. O Tricolor, no entanto, desistiu de Sabella por não aceitar mais esperar o retorno do argentino.
Osorio começou a carreira de técnico em 2006 no Millonarios (COL) e passou pelos americanos Chicago Fire e Red Bull New York. Também na Colômbia, comandou o Once Caldas e, antes de chegar ao Atlético Nacional, trabalhou no mexicano Puebla. Como auxiliar técnico, passou cinco anos nos Manchester City (ING) ao lado do treinador Kevin Keegan.