As duas últimas etapas dos Jogos Escolares da Juventude serão disputadas nas cidades de Colíder e de Alta Floresta, ambas na categoria A, para alunos de 15 a 17 anos. A competição é dividida em dez fases regionais e três estaduais. A etapa de Colíder, disputada entre 18 e 22 de agosto será a última regional, e a etapa de Alta Floresta, realizada de 28 de agosto a 3 de setembro, é a última estadual.
A competição organizada pela Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael), já mobilizou cerca de dez mil estudantes em 2017. As duas últimas etapas vão conta com a participação de 17 municípios, cada uma, em quatro modalidade: basquete, vôlei, handebol e futebol de salão, masculino e feminino. Todas as partidas estarão com portões abertos ao público.
Para o secretário adjunto de Esporte, Leonardo de Oliveira, os Jogos Escolares da Juventude fomentam a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitam a identificação de talentos nas escolas, contribuem para o desenvolvimento integral do aluno, estimulam o exercício da cidadania, criam a base para o futuro do esporte de alto rendimento e oferecem acesso à pratica do esporte.
“É incalculável a quantidade de benefícios proporcionados pelo esporte à sociedade. Desde a formação, a inclusão de jovens em vulnerabilidade social, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento a economia e o incentivo a qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores. O esporte precisa ser compreendido e valorizado como política pública”.
No ano passado, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso envolveram estudantes de 110 municípios e a previsão, deste ano, é de ampliar esse resultado em 5%.