Apesar de ter entrado em campo com apenas cinco remanescentes do elenco que conseguiu o acesso à Série A no ano passado, o América-MG foi bem em sua estreia pela Primeira Liga, no primeiro teste oficial da equipe comandada por Givanildo Oliveira na temporada. Diante do Figueirense, nesta quinta-feira, no Independência, em jogo válido pelo grupo C, o Coelho dominou a partida por completo e não teve dificuldades para alcançar uma vitória tranquila por 1 a 0, com gol do atacante Bruno Sávio.
Mesmo com um time titular praticamente novo, o América-MG mostrou boa distribuição tática e anulou um Figueirense muito pobre em termos de criatividade durante todo o jogo. O Coelho, com um entrosamento inesperado, foi muito seguro, especialmente no primeiro tempo e, na etapa complementar, não teve muito trabalho para manter a vantagem no placar até o final da partida.
Passada a boa vitória, o América-MG agora se prepara para sua estreia no Campeonato Mineiro, no próximo domingo, às 19h30 (de Brasília), contra o Tupi, no Independência. No mesmo dia e horário, o Figueirense, por sua vez, inicia a disputa do Campeonato Catarinense contra Brusque, no estádio Orlando Scarpelli.
O Jogo – Mesmo sem contar com um bom público no Independência, o América-MG foi dono do jogo durante todo o primeiro tempo. Apesar de não se apresentar nas melhores condições físicas, o clube mineiro iniciou muito bem a partida e quase abriu o placar em arremate forte do lateral Danilo.
Melhor na partida, o América-MG acabou abrindo o placar em lance de sorte, mas também de oportunismo de Bruno Sávio. Em cruzamento na área, a zaga catarinense mandou a bola na trave e, no rebote, o atacante americano mostrou bom posicionamento para colocar o Coelho em vantagem aos 13 minutos.
Passado o gol, a partida caiu bastante em qualidade, muito em razão do déficit físico das equipes neste começo de temporada. Com o ritmo lento da partida, o América-MG poupou fôlego para a reta final do primeiro tempo e só não marcou o segundo, porque o goleiro Júnior Oliveira foi muito bem nas finalizações de Danilo e Bruno Sávio.
Sem criar uma única oportunidade de gol no primeiro tempo, o Figueirense iniciou a etapa final esperando um rendimento melhor da sua dupla de ataque, Clayton e Dudu, muito sumidos na partida.
O time catarinense até melhorou o rendimento do seu ataque após o intervalo, mas o América-MG seguiu dono da partida e quase ampliou em cabeçada do zagueiro Alisson. Osman também levou perigo em chute da entrada da área, bem defendido por Júnior Oliveira.
Insatisfeito com o desempenho de seus comandados, o técnico Hudson Coutinho, do Figueirense, mexeu na equipe e deixou o time catarinense mais ofensivo. Apesar de passar a chegar com mais vigor ao ataque, o Figueira falhava no passe e não conseguia nem finalizar. Diante disso, o América-MG se colocou bem na defesa e segurou o resultado até o término da partida.