Com o fim do Campeonato Matogrossense, a maioria dos clubes no estado irá ficar sem atividade por até um período de cinco meses. À exceção ficará por conta do Luverdense, Mixto e Vila Aurora que vão disputar às Séries C e D do Brasileirão a partir de julho.
Os demais times vão ter que esperar pelo término da Copa do Mundo na África do Sul para retornar às atividades, no final de julho. As férias “forçadas” podem provocar um certo desânimo nos diretores, principalmente aqueles que dispõem de poucos recursos para se manterem. O próximo torneio é a Copa Mato Grosso, marcada para agosto ou setembro.
No Operário, uma operação desmanche está sendo montada. A diretoria não irá renovar contratos com alguns jogadores no caso do atacante Douglas, artilheiro do campeonato com dez gols, o goleiro Cleberson, o zagueiro Adriano Paraná entre outros.
O Sinop, que acertou com Muller para dirigir o clube na Copa MT, deverá começar os trabalhos somente em junho. O Sorriso, após a eliminação no estadual, não confirmou se disputará a copinha.