O volante Cléber Santana vive dias de artilheiro com a camisa do Santos e garantiu nesta quinta-feira a quarta vitória de sua equipe no Campeonato Paulista. Em jogo difícil, o Peixe conseguiu derrotar o Bragantino por 3 a 2, no estádio Marcelo Stefani, em Bragança Paulista.
Cléber Santana foi o autor de dois gols e retomou a artilharia do Estadual, com cinco. Rodrigo Tiuí completou a contagem do Peixe. Já o time do interior, que complicou bastante a vida da equipe de Wanderley Luxemburgo, descontou com Alex Afonso (em falha de Antônio Carlos) e Zelão.
O resultado coloca novamente o Santos na liderança do Campeonato Paulista, com 12 pontos (mas com um jogo a mais que os demais). Já o Braga amarga sua primeira derrota e continua com quatro.
O jogo começou bastante disputado no meio-campo, com o Bragantino tentando jogar de forma ofensiva para intimidar o Santos. Mas as chances criadas pela equipe local não foram suficientes para assustar o Peixe no início. Aos seis, Júlio César arriscou batida de muito longe e Fábio Costa caiu para ficar com a bola.
O time da Baixada também demorou a criar boas chances. Aos oito, Pedro apostou em um chute da intermediária, e a bola saiu longe da meta local. Na primeira boa chance, aos 14 minutos, os visitantes abriram o placar. Fabiano fez passe nas costas da zaga, onde apareceu Cléber Santana para bater de primeira e marcar para o Peixe.
Mesmo depois do gol, a partida continuou com o movimento concentrado no meio-campo, com bastante disputa entre os times. O Braga tentou reagir em bola alçada na área depois de cobrança de falta, mas o zagueiro Zelão dominou no peito e acabou desarmado por Adaílton.
Do outro lado, Pedro bateu da entrada da área e errou o alvo. Com dificuldade para furar a zaga do Santos, os donos da casa passaram a tentar bolas aéreas e lançamentos para Alex Afonso. Mas sem conseguir mostrar perigo. Em uma das jogadas, Júlio César recebeu na área e finalizou, mas a bola desviou em Maldonado e se perdeu pela linha de fundo.
Na seqüência, Éverton aproveitou cruzamento da esquerda e escorou a bola. Fábio Costa estava bem colocado e interveio com tranqüilidade. O Santos, por sua vez, trocava passes para buscar o segundo. Mas quem foi às redes foi o Bragantino. Aos 36, Antônio Carlos tentou recuar para Fábio Costa e acabou dando de presente para Éverton, que ganhou na dividida do goleiro e passou para Alex Afonso arrematar para o gol livre.
No intervalo do jogo, o técnico Wanderley Luxemburgo fez uma mudança na linha de frente do Peixe. Jonas ficou no vestiário para dar lugar a Rodrigo Tiuí. O Santos conseguiu mudar o panorama da partida no início da segunda etapa e passou a avançar mais. No primeiro minuto, Kléber levantou bola na área, mas a defesa conseguiu afastar.
Na seqüência, Cléber Santana se lançou em jogada individual, passou por três defensores e, sem ângulo para bater, fez o cruzamento em cima da zaga. Vendo sua equipe recuada, o técnico Marcelo Veiga sacou Adriano e Luis Henrique para as entradas de Bill e Somália.
O Alvinegro praiano quase mexeu no placar aos 11 minutos. Rodrigo Souto bateu da entrada da área e Felipe se esticou para espalmar. Rodrigo Tiuí ficou com o rebote e chutou em cima do arqueiro. O Santos passou a pressionar os donos da casa, que responderam em contragolpes. Éverton desceu em velocidade e tocou errado, facilitando para a defesa.
Na resposta dos visitantes, Zé Roberto fez jogada individual pela esquerda e bateu cruzado, para defesa de Felipe. Em nova descida do Peixe, Rodrigo Tiuí limpou a defesa e foi derrubado na área por Cris. O árbitro marcou pênalti, que os jogadores do Braga contestaram. A responsabilidade da cobrança ficou com Cléber Santana, que soltou um foguete e não deu chances ao goleiro Felipe, aos 21.
O Bragantino tentou responder no minuto seguinte, mas Maldonado e Adaílton conseguiram interceptar o ataque local. O artilheiro do Peixe no Paulistão (cinco gols), Cléber Santana, foi então substituído por Rodrigo Tabata. No primeiro lance do meia, ele deixou Rodrigo Tiuí na cara de Felipe. O atacante só teve que deslocar o goleiro para comemorar seu primeiro gol na temporada.
Mas o Peixe não teve tempo para comemorar. Júlio César mandou para a área e Alex Afonso cabeceou na trave. O rebote sobrou para Zelão completar para as redes. Na seqüência, Luxemburgo tentou fechar o time com a entrada de Domingos no lugar de Fabiano. Do outro lado, Marcelo Veiga sacou o zagueiro Zelão para colocar o atacante Neizinho.
O Braga passou a se arriscar mais na frente, abrindo espaços para o contragolpe do Santos, mas o placar de 3 a 2 persistiu até o término da partida. Pedro ainda pediu um pênalti nos instantes finais, sem convencer o árbitro.
O Santos volta a campo no domingo para receber o Guaratinguetá, na Vila Belmiro. Já o Bragantino tem compromisso no mesmo dia, diante do Rio Branco, no estádio Décio Vitta.