O projeto Cidade do Saber foi lançado pela prefeita Rosana Martinelli (PR) durante cerimônia no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, esta manhã. O programa Esporte e Cidadania atenderá, inicialmente, 240 crianças da rede pública municipal, com atividades esportivas no período em que elas não estarão na sala de aula, o chamado sistema de contaturno.
Essa é a etapa inicial do Cidade do Saber, que deve ser ampliado para o próximo ano com atendimento à demais crianças da rede pública municipal e também com atividades culturais. Os alunos participarão de atividades esportivas três vezes por semana, no período da manhã, no Ginásio José Carlos Pasa e na Escola Rodrigo Damasceno.
“Planejamos o Cidade do Saber, que é a criança no seu contraturno, quando não estão em sala de aula, que possa praticar atividades esportivas e culturais. Nós temos que começar a trabalhar as crianças na base e tirando essas crianças da vulnerabilidade. Começa com quatro escolas e 240 crianças, mas queremos ampliar para toda a rede municipal”.
Na fase inicial foram selecionados para o projeto estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental das Escolas Municipais Professor Jurandir Liberino Mesquita, Rodrigo Damasceno, Ana Cristina de Sena e Basiliano do Carmo de Jesus. “Essa escolha foi pelo alto índice de indisciplina na escola e a gente também busca crianças que estão em risco social, para que a gente possa transformar a vida deles”, explicou a secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti.
Os alunos serão inseridos em aulas de tênis de mesa, xadrez, futsal, handebol, vôlei, entre outros. Eles terão transporte escolar disponível para levá-los até os ginásios, onde serão desenvolvidas as atividades.
“São várias modalidades esportivas e um ponto importante é que os nossos professores são os melhores professores do Estado, que estarão trabalhando com essas crianças. E começa na base e nossas escolinhas serão fomentadas com um número excelente de crianças e, conforme for desenvolvendo o projeto, vamos atender outras escolas”, pontuou o coordenador técnico da Gerência de Esportes, Miguel Junior.
Segundo o gerente de Esportes, Carlão Coca-Cola, a secretaria tem trabalhado para ampliar esse atendimento para o próximo ano. “Vai ser só no período da manhã, no começo do projeto, para o ano que vem atingir mais alunos, porque a intenção da gerencia de esportes é trazer as crianças para fazer o esporte”.
Programa Cidade do Saber vai incluir atividades esportivas e culturais no currículo escolar de escolas municipais de Sinop. A implantação de inserção de modalidades esportivas como futebol, vôlei e atividades culturais, como pintura, teatro, são sugestões de aulas que poderão ser agregadas ao currículo escolar.
As próprias escolas, ginásios e campos poderão ser utilizados para o desenvolvimento destas atividades que irão melhorar o ensino aprendizagem dos estudantes. O Cidade do Saber tem o objetivo de aumentar a concentração dos estudantes, proporcionar a integração, disciplina dos estudantes trazendo benefícios nas salas de aula e tirar as crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade.
As informações são da assessoria.