O Ceará é vice-líder do Campeonato Brasileiro. Na última partida do Mineirão, que ficará fechado até 2013 para reformas visando a Copa de 2014, O Vovô venceu o Atlético-MG por 1 a 0, gol de Washington, pela sétima rodada do torneio nacional, e alcançou a liderança.
Isto porque os nordestinos subiram para 17 pontos e ficaram empatados com o líder Corinthians (que empatou com o Botafogo por 2 a 2). Já o Galo segue dentro da zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos o time é só o 18º colocado da tabela.
Após a Copa do Mundo da África do Sul, o Atlético-MG enfrentará o Atlético-GO. Já o Ceará fará um duelo pela primeira colocação diante do Corinthians no estádio Castelão.
O jogo – No primeiro tempo, as duas equipes tiveram poucas chances de gol. As chegadas mais perigosas foram do volante Rafael Jataí, pelo Galo, e do lateral direito Oziel, do Vovô. Principais articulares das duas equipes, Ricardinho e Geraldo, não estavam em dias inspirados e eram pouco objetivos.
A diferença principal das duas equipes estava na consistência da defesa. O Ceará tem a melhor defesa do Brasileirão, sofreu apenas um gol na competição. Assim, Anderson e Fabrício eram seguros na hora de impedir os lampejos do atacante Diego Tardelli.
Lima, Werley e Jairo Campos, trio de zagueiros do Atlético-MG, tinha muito trabalho para parar o veloz Misael, que tinha boa movimentação. Se por um lado os cearenses têm a melhor defesa, os mineiros possuem a zaga mais vazada da competição.
No segundo tempo, as duas equipes vieram mais ousadas. O técnico Wanderley Luxemburgo sacou Lima para colocar o meia Wendel, mudando o esquema de 3-5-2 para 4-4-2. Porém, a alteração não surtiu efeito rapidamente no Galo.
Melhor para o Ceará, que chegou ao gol aos 10 minutos. Misael avançou pela esquerda, "sassaricou" para cima do zagueiro Jairo Campos e cruzou para a área. O centroavante Washington esticou a perna esquerda e conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes de Aranha.
Com o revés, o Galo foi com tudo para o ataque. O lateral direito Coelho era um dos melhores da equipe e era dos pés do camisa 2 que saiam as melhores jogadas dos anfitriões. A falta de inspiração de Tardelli, porém, era letal para o ataque mineiro.
Atento a isso, Luxemburgo colocou mais dois atacantes em campo: Ricardo Bueno e Neto Berola, que entraram no lugar do lateral esquerdo Leandro e do meia Ricardinho, respectivamente. Apesar da equipe ganhar em movimentação, não conseguiu penetrar no "ferrolho" do Vovô.
Pórem, nos acréscimos, o volante Rafael Jataí levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, minando as chances do Atlético na partida. Revoltados, os torcedores vaiaram e gritaram os nomes de Jonílson e Correa, volantes que deixaram a equipe recentemente.