A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu Cuiabá como sede para receber um de seus principais projetos: CBF Social. O evento está marcado para ocorrer no mês de março do próximo ano. Este projeto na capital mato-grossense visa curso de aperfeiçoamento para treinadores que trabalham nas divisões inferiores do futebol brasileiro – Séries C e D.
A entidade entende que ainda há uma carência na formação de técnicos que trabalham em estados periféricos, onde não há equipes que disputam as duas principais divisões do esporte brasileiro como a 1ª e 2ª Divisões.
Em Mato Grosso, muitos técnicos ficam sem uma atualização de conhecimento da profissão justamente por ausência de cursos qualificatórios. A maioria dos clubes ainda recorre a profissionais de outros estados para comandar as equipes. Os chamados pratas da casa enfrentam a concorrência com ‘importados’.
Sem clube desde término do Campeonato Mato-grossense Sub-19, qual comandou o time do União de Rondonópolis, o ex-jogador Hugo Alcântara está desempregado. Ele comandou o Ação no Estadual da Primeira Divisão. Neste período sem clube, ele afirmou que irá aproveitar a folga em sua agenda para ganhar mais conhecimento profissional.
“Até abri mão de algumas propostas para me qualificar melhor. Quero aproveitar bem este período vago para ganhar conhecimento. Quero estar bem no Campeonato mato-grossense do próximo ano”, disse Alcântara, que antes de ser treinador, trabalhou no Cuiabá como gerente de futebol.