terça-feira, 10/setembro/2024
PUBLICIDADE

CBF define datas de retorno de competições; Luverdense, União e Operário se preparam para Série D

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro e Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (foto: Só Notícias/arquivo)

A Confederação Brasileira de Futebol publicou, há pouco, o calendário revisado de competições profissionais deste ano. Entre os certames englobados estão Campeonatos Brasileiro Série A, B, C e D, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, e Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022. Com as mudanças, a temporada do futebol brasileiro está prevista para ser encerrada no dia 24 de fevereiro de 2021, com a última rodada da elite do nacional.

Com a definição, Luverdense, União de Rondonópolis e Operário Várzea-grandense devem começar, nos próximos dias, a se prepararem para a disputa da Série D do Brasileiro, prevista para começar em 6 de setembro e se estender até dia 7 de fevereiro. A disputa acontecerá em 26 datas diferentes. Se não houvesse paralisação por conta da pandemia do Covid-19, o torneio teria iniciado no final do mês de maio e finalizado em 22 de novembro.

Ainda não há, no entanto, definição dos dias que cada equipe jogará. Caso os grupos permaneçam conforme definido antes da suspensão do futebol, o Luverdense integrará o grupo A2, e estreia em casa diante do River (PI). As demais equipes que compõe a chave e serão adversárias do LEC são Santos (AP), Moto Club (MA), Juventude (MA), Altos (PI), São Raimundo (RR), e ainda há uma vaga aberta, que será decidida entre Baré (RR) e Ypiranga (AP).

O União de Rondonópolis e o Operário Várzea-grandense, ficaram no mesmo grupo, o A5. O Colorado começa a trajetória em busca do acesso em casa, contra o Águia Negra (MS). Já o CEOV estreia fora de casa, medindo forças com o CRAC (GO). Os outros times da chave são o Goianésia (GO), Goiânia (GO), Vitória (ES) e a última vaga será decidida entre Real Noroeste (ES) e Aquidaunense (MS).

Além disso, ao final da fase de grupos os 4 melhores colocados de cada chave se classificam. Já a segunda etapa, onde terão 32 times, será decidida no sistema mata-mata. Os 16 vencedores passam para as oitavas de final. Em seguida, haverá as quartas de final. Os vencedores desta fase, automaticamente, avançam para as semifinais e já garantem o acesso à Série C do ano seguinte. Já a final do certame acontecerá em jogos de ida e volta.

A CBF ainda divulgou que a Série A do Brasileiro será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas. A Série B, onde o Cuiabá representa Mato Grosso, irá de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

A Série C terá seu início conjuntamente com as Séries A e B por solicitação unânime dos clubes. A competição será disputada em 26 datas, de 9 de agosto a 31 de janeiro. Já a Copa do Brasil, maior competição regional do país, tem cinco datas a serem disputadas e será retomada em sua oitava e última rodada da primeira fase no dia 21 de julho, seguindo até o dia 10 de fevereiro. Cuiabá também é o único representante do Estado no certame.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá conhece adversário na Copa do Brasil Sub-20

O Cuiabá vai enfrentar o Gama (DF) pela primeira...

Cuiabá será sede do Campeonato Brasileiro Interclubes de wrestling

Cuiabá será sede pela primeira vez do Campeonato Brasileiro...

Primavera anuncia demissão de técnico após goleada na Copa FMF

O Primavera Atlético Clube anunciou o desligamento do técnico...
PUBLICIDADE