Baseados nas críticas constantes ao calendário do futebol no Brasil, reforçada por união de jogadores importantes no início desta semana, os quatro principais clubes cariocas estiveram reunidos com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira. O resultado do encontro foi a redução do formato do Campeonato Carioca para apenas um turno, fase semifinal com um jogo e final em dois.
A reunião foi realizada na sede da Ferj sob comando do presidente Rubens Lopes e reuniu representantes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, além de Alfredo Sampaio, vice-presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), presidente do Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj) e secretário-geral da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF).
De acordo com o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol, o Campeonato Carioca teria início no dia 12 de janeiro, mantendo o sistema de disputa com a Taça Guanabara e a Taça Rio para definir o campeão. Após o encontro nesta sexta, os clubes e a Ferj anunciaram que o Estadual deve começar em 19 de janeiro. Horas mais tarde, as federações de Minas Gerais e Rio Grande do Sul também acertaram a nova data de início.
Sem a fórmula com dois turnos, as 16 equipes garantidas na primeira divisão se enfrentarão em pontos corridos por 15 rodadas. Os quatro primeiros colocados avançam para fase semifinal, com jogo único. A grande decisão será disputada em dois confrontos. Com a aprovação dos times ‘grandes", a Ferj espera reunião com o restante dos clubes para sacramentar a mudança.
O novo formato, que reduziria o número de datas de 21 para 19 em relação às edições passadas, também depende da aprovação do Conselho Nacional do Esporte. A Ferj ainda planeja mudanças mais drásticas para depois de 2015, quando o Estatuto do Torcedor permitirá novas alterações na fórmula disputa, como reduzir o número de equipes, excluir jogos no meio de semana e iniciar o torneio apenas em fevereiro.