A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) informou que o Campeonato Estadual do próximo ano terá dez clubes. O número foi definido após as diretorias do Cacerense e Araguaia confirmarem, por meio de ofícios, presença na competição.
Confirmaram a participação no estadual do próximo ano Luverdense (atual campeão), Sinop (vice-campeão), Cuiabá, União, Operário Várzea-grandense, Dom Bosco, Mixto, Cacerense, Operário F.C. e Araguaia.
A forma de disputa do certame também foi definida. Os dez clubes estarão divididos em dois grupos com cinco equipes em cada. A federação ainda irá divulgar os grupos, regulamento e tabela de jogos. A entidade aguardava as respostas destes dois clubes para definição do formato. A previsão é de que estas informações sejam divulgadas até o final deste mês.
O Campeonato Mato-grossense tem início previsto para o último final de semana de janeiro. Dos dez que disputarão, quatro serão rebaixados à segunda divisão. Campeão e vice representarão Mato Grosso na Copa do Brasil de 2018. O estadual também dá vaga na Série D do mesmo ano, sem contar Luverdense e Cuiabá que já estão respectivamente nas Séries B e C.