Cuiabá se prepara para sediar o 15º Campeonato Panamericano de Karatê-Dô Tradicional. O evento acontece de 09 a 15 de novembro, na capital, no Ginásio Aecim Tocantins e Palácio das Artes Marciais, localizado nas proximidades, Complexo Verdão (locais também de treinamento dos atletas). O objetivo geral da competição, segundo o professor faixa preta (6º Dan), José Humberto de Souza, é continuar incentivando a prática desse esporte. “O karatê-dô tradicional de Mato Grosso é uma das bases da Seleção Brasileira desde 1992, sendo um dos incentivadores do esporte no País”.
Este evento, prossegue, conta com o apoio de órgãos públicos e privados, a exemplo da Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado de Mato Grosso, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Conselho Estadual de Desporto, Supermercados Modelo, etc. Ele informa que outras entidades estão sendo convidadas a colaborar, “porque qualquer incentivo ao esporte se justifica em várias razões fundamentais, inclusive na área de saúde”.
Participarão atletas faixas pretas, oficialmente selecionados pelas suas respectivas federações nacionais dos países panamericanos afiliados à Federação Internacional de Karatê Tradicional, promotora do evento. A expectativa de público é de 1.200 pessoas, com 200 atletas participantes. Há previsão de que até 16 países participem. Para tanto, 24 árbitros vão atuar em cada disputa.