O campeonato de jiu-jítsu reuniu mais de 150 atletas de Sinop, municípios vizinhos e do Estado do Pará e Rondônia, neste domingo, no ginásio José Carlos Pasa. A competição faz parte da programação do Sinop Fight Combat, que ocorreu no sábado com 17 lutas de MMA.
Ao Só Notícias, o professor Valmir Tobias afirmou que o evento de jiu-jítsu foi um pedido de professores da cidade pelo fato de ter poucos eventos da modalidade na região. “A gente sabe que tem bastante adepto do jiu-jitsu, e aí até foi uma cobrança dessa galera. Como a vez passada a gente fez o Sinop Rota de Colisão Caçando Talentos, e a gente falou, vamos fazer um evento de jiu-jitsu no domingo. Dessa vez, quando o pessoal soube que a gente ia fazer o Sinop Fight Combat, até foram professores de fora daqui da cidade e falou: Tobias, por que você não une os dois de novo, né? Eu falei, ah, vamos peitar essa empreitada aí e fizemos e, graças a Deus, acho que foi um sucesso de novo”.
O jiu-jítsu trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes, até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.
Como qualquer outra arte marcial, o jiu-jítsu ensina disciplina para seus adeptos. Assim, ele ajuda a praticar a abertura para o diálogo, o respeito, o senso de humanidade e a humildade.
Conforme Só Notícias já informou, no sábado, 17 lutas de MMA ocorreram. O lutador de Sinop Jeferson Barbosa venceu por nocaute e manteve o cinturão na luta principal. Presente no evento, o lutador do UFC Charles do Bronx conversou com o Só Notícias e falou sobre o carinho recebido pelos fãs em Sinop.