domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Campeonato amador inicia domingo com 40 jogos. Sinop pega Santa Carmem

PUBLICIDADE

Começa no domingo (02), a maior competição do futebol amador de Mato Grosso, o 1º Campeonato Estadual das Seleções Amadoras Municipais. Reúne mais de 2,4 mil participantes, entre dirigentes e atletas, representando 80 municípios. A expectativa dos organizadores é que o evento atraia um público estimado de 100 mil pessoas, durante os dois meses de disputas.

A abertura oficial contará com 40 jogos simultâneos, nas 10 regiões esportivas, com início às 15h. O secretário de Esportes, Baiano Filho fará a abertura oficial do evento na partida entre Sinop e Santa Carmem, no estádio Gigante do Norte, em Sinop.

Outros representantes do Nortão ainda jogam neste dia. Pela região Centro Norte, Nova Maringá enfrenta Nova Mutum, em Nova Maringá. Sorriso encara Vera, em Sorriso.
Pela região Norte, Alta Floresta enfrentará Paranaíta, em Paranaíta.

Segundo Baiano, vai fortalecer o calendário, a exemplo da implantação da Copa Governador em 2004, além de fortalecer as equipes de base. “Os municípios estão correspondendo às nossas expectativas, as inscrições ultrapassaram em muito o limite de participantes, nossa equipe técnica na secretaria e federação está se desdobrando, e isso demonstra a credibilidade nos eventos do governo do Estado, que sempre busca atender as necessidades da população, proporcionando lazer, entretenimento e integração social”, concluiu Baiano.

No total serão investidos R$ 274 mil, destinados ao pagamento de arbitragem, custeio para transporte das equipes e premiação. O campeão do amador leva para casa um carro popular 0 km, e o vice, uma motocicleta 125 cc. Caso se confirme a implantação da Segunda Divisão do Campeonato Estadual, em 2008, campeão e vice terão vagas garantidas.

“É um torneio que dará a chance para que os municípios mostrem seu potencial, com a possibilidade inclusive da descoberta de novos jogadores, revelados pelo amador”, avaliou Carlos Orione, presidente da Federação Mato-grossense de Futebol.

As equipes se confrontarão entre si, em jogos de ida e volta, até a classificação de um campeão por região. Na segunda fase, as regiões esportivas são cruzadas, campeão contra campeão, no sistema de ida e volta, classificando para a terceira fase, cinco equipes mais um por índice técnico.

Na terceira fase, as seis equipes se confrontam, classificando para a semifinal, três equipes e mais uma por índice técnico. Na semifinal, são classificadas duas equipes, que seguem para a final.

O campeonato é organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e Federação Mato-grossense de Futebol, e passa a fazer parte do calendário oficial do futebol mato-grossense.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE