Adversária no primeiro compromisso da Seleção Brasileira em 2015, a França tem se notabilizado como a maior algoz do time nacional nos últimos 30 anos. Os problemas dos canarinhos começaram na Copa do Mundo de 1986, quando os dois países se cruzaram nas quartas de final, e tiveram sequência em 1998 (no mesmo Stade de France do jogo desta quinta-feira) e em 2006.
Em 1986, após abrir o placar com Careca, o time dirigido por Telê Santana desperdiçou muitas oportunidades e cedeu a igualdade a Michael Platini. O jogo foi decidido a favor dos franceses nos pênaltis e ficou marcado por uma cobrança desperdiçada por Zico ainda na etapa normal.
O tempo passou, mais precisamente 12 anos, até que as duas equipes voltassem a se encontrar em uma Copa do Mundo. Foi o jogo mais importante da história do confronto: a final de 1998. Atuando em casa, os europeus massacraram os sul-americanos com um 3 a 0, em dia inspirado de Zinedine Zidane. Naquela ocasião, a Seleção havia entrado em campo abalada pela crise de convulsão sofrida pelo atacante Ronaldo antes da partida.