PUBLICIDADE

Brasil pode ter ouro após três batidas na trave

PUBLICIDADE

Pela quarta vez em sua história, a Seleção Brasileira terá a oportunidade concreta de brigar pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A conquista seria inédita e colocaria fim a uma luta dourada que começou ainda na década de 50.

O time canarinho, pentacampeão mundial e de diversas conquistas sul-americanas e intercontinentais, jamais sentiu o gostinho de ocupar o lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas.

Muito pelo contrário, as Olimpiadas, na maioria das vezes, são de tristes lembranças para o Brasil, que já foi eliminado pela Nigéria e por Camarões no gol de ouro e teve que se contentar com a prata em três ocasiões. Treinadores como Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes não resitiram a uma má campanha olímpica. Pressão que Rogério Micale, em uma menor escala por não dirigir o time principal, vai ter que conviver.

A HISTÓRIA

A história brasileira nas Olimpíadas é de fracasso. O Brasil participou pela primeira vez em 1952, em Helsique, na Finlândia. O principal destaque do time era o atacante Vavá, mas os brasileiros foram eliminados na segunda fase pela Alemanha. A Seleção Brasileira, com Gérson no meio-de-campo, retornou aos Jogos Olímpicos em 1960, mas não passou da primeira etapa. Sem estrelas, o Brasil também sucumbiu na primeira fase em 1964 e em 1968.

Passaram alguns anos até que em 1976, em Montreal, o time conseguiu chegar às semifinais. Com jogadores como o zagueiro Edinho e o lateral esquerdo Júnior, o Brasil ficou em quarto lugar, perdendo para a União Soviética na disputa do bronze por 2 a 0.

Sem contar com o prestígio da CBF, em 1984 o Brasil enviou um time formado por representantes do futebol gaúcho e tendo Jair Picerni como técnico. Foi o suficiente para, quando ninguém esperava, os canarinhos ganharem a primeira medalha: prata. O ouro foi impedido pela sempre algoz França, que ganhou por 2 a 0 na final.

A prata voltou a se repetir em 1988, só que dessa vez com um verdadeiro timaço comandado por Carlos Alberto Silva. Taffarel, Bebeto, Romário e companhia perderam a final para a União Soviética; 2 a 1.

De fora de 1992, em Barcelona, o Brasil retornou aos Jogos em 1996, quando a equipe do técnico Zagallo, que tinha Ronaldo e Bebeto no ataque, foi eliminada nas semifinais pela Nigéria, com um gol de ouro de Kanu. Na disputa pelo bronze o Brasil goleou Portugal por 5 a 0.

Já em 2000, em Sydney, na Austrália, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido após a eliminação nas quartas de final para Camarões, também com o gol de ouro. Os camaroneses terminaram a partida com menos dois jogadores, no maior vexame canarinho no torneio. Ronaldinho Gaúcho era o astro do Brasil na ocasião.

O trauma foi tanto que o Brasil sequer se classificou para Atenas-2004. Já na edição de Pequim, em 2008, com Ronaldinho Gaúcho em campo e com Dunga como técnico, o Brasil ficou com o bronze, vencendo a Bélgica por 3 a 0 na disputa dos Jogos Olímpicos. Os brasileiros não puderam disputar o ouro porque perderam nas semifinais para a Argentina por 3 a 0.

Já na última edição, em Londres, o time era dirigido por Mano Menezes e chegou sem maiores sustos para a decisão, onde perdeu para o México por 2 a 1.

Se a Seleção Brasileira não sentiu o gostinho do título, a sua principal rival, a Argentina, é bicampeã, tendo ficado com o ouro em 2004 e 2008. Outro tradicional adversário do Brasil, o Uruguai, também foi campeão duas vezes. Porém nenhuma equipe ganhou mais a medalha de ouro do que a Hungria, campeã em três ocasiões.

A Alemanha, unificada, jamais sentiu o gostinho de uma final olímpica. A Alemanha Oriental, porém, foi ouro em 1976, batendo a Polônia em uma final “socilalista”. Abaixo o número de títulos por país e a relação de campeões olímpicos:

OURO POR PAÍS

Hungria: 3
Argentina: 2
Grã-Bretanha: 2
União Soviética: 2
Uruguai: 2
Alemanha Oriental: 1
Bélgica: 1
Camarões: 1
Nigéria: 1
Espanha: 1
França: 1
Iugoslávia: 1
Itália: 1
México: 1
Polônia: 1
Suécia: 1
Tchecoslováquia: 1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definidos adversários do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo

Foram sorteados, há pouco, os grupos da Copa do...

Luverdense anuncia parte do elenco para a próxima temporada

O Luverdense divulgou os primeiros nomes do plantel que...

Cruzeiro empata com Botafogo e define Palmeiras como vice-campeão do Brasileiro

O Palmeiras confirmou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta...
PUBLICIDADE