segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Brasil joga hoje à tarde por vaga na Copa

PUBLICIDADE

O Brasil entra em campo neste domingo, às 16h, contra o Chile, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, para tentar carimbar o passaporte para a Copa do Mundo-2006 e definir o real status com que o time chegará à Alemanha.

Uma vitória nesta tarde –até mesmo um empate classifica a equipe– deixa a seleção em situação bastante diferente das que foram enfrentadas nos dois últimos classificatórios de que participou, para os Mundiais de 1994 e de 2002.

Se garantir a vaga hoje, o Brasil o fará com duas rodadas de antecedência. Além disso, chegará credenciado como grande favorito à Alemanha por ser o atual campeão mundial, da América e da Copa das Confederações.

Um derrota, que seria a primeira do Brasil atuando em casa pelas eliminatórias na história, pode mudar todo o panorama.

O próximo –e penúltimo– jogo do Brasil no classificatório será contra a Bolívia, na altitude de 3.600 m de La Paz. Em caso de novo insucesso, a classificação seria definida somente na última partida, contra a Venezuela, em Belém, o que poderia trazer a tona o mesmo clima de outras Copas.

Para chegar ao principal torneio do futebol mundial em 1994 e em 2002, a seleção sofreu nas eliminatórias –em 1994 com o próprio Parreira como técnico. Ambos os times deixaram o país desacreditados e sob críticas. Mas ambos voltaram com o título.

Desta vez, o técnico Carlos Alberto Parreira quer a classificação antecipada e o fim do tabu. “Sempre que o Brasil chegou como favorito entrou pelo cano. Só ganhamos quando chegamos à Copa desacreditados. Esse é um paradigma que temos que mudar. É meu desafio agora. Temos que mudar o estigma de só vencer quando desacreditados”, disse.

“Por experiência própria, sei das dificuldades de uma eliminatória. Não posso negar que classificar com antecedência será muito bom”, afirmou Parreira, que segue com seu esquema ofensivo, hoje com Kaká, Robinho, Adriano e Ronaldo –Ronaldinho está suspenso.

Logo depois do jogo o time viaja para a Espanha, onde faz amistoso com o Sevilla, na terça. Os confrontos finais das eliminatórias acontecerão em outubro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE