PUBLICIDADE

Brasil goleia Argentina é campeão para 8ª vez e Dunga conquista 1ºtítulo como técnico

PUBLICIDADE

O Brasil não precisou de Ronaldinho Gaúcho e Kaká para conquistar a Copa América 2007. Jogando contra uma seleção melhor arrumada, mais experiente e completa, o técnico Dunga fez sua primeira final como treinador profissional e conquistou o título da Copa América, neste domingo, em Maracaibo, na Venezuela.
O Brasil não se acanhou diante das badaladas estrelas argentinas e aplicou nova goleada de 3 a 0, exatamente como havia feito no amistoso do dia 2 de agosto de 2006, no início da nova ‘Era Dunga’. Depois de ter travado uma batalha contra o futebol-arte durante à competição, o treinador brasileiro foi obrigado a tornar seu time mais ofensivo no jogo decisivo devido à suspensão de Gilberto Silva e, desta forma, trouxe a oitava Copa América para o Brasil.

Capitão na conquista do tetracampeonato mundial em 1994, Dunga mais uma vez obteve o resultado com seu futebol de resultados. Desta vez, no entanto, o sucesso na final não veio nas cobranças de pênaltis. Se a atuação não foi exuberante, ao menos trouxe a taça e deixou novamente a Argentina frustrada tendo que lidar com o jejum de títulos, que já dura 14 anos.

Robinho sumiu na partida contra a Argentina, mas foi o artilheiro da Copa América com seis gols marcados (cinco contra o Chile e um contra o Equador). Bem marcado, Riquelme não conseguiu alcançá-lo e ficou com a vice-artilharia, com cinco gols

A marcação da seleção brasileira foi muito boa no meio-campo e, desta vez, não faltou qualidade na hora de sair em velocidade. Depois de ter desperdiçado um dos pênaltis na decisão com a Alemanha, na Copa de 2006, Ayala mais uma vez foi o vilão do time argentino. Ele fez um gol contra e ainda levou o corte no belo gol de Júlio Baptista.

A partida começou estudada, truncada e faltosa nos primeiros minutos. Elano, substituto de Gilberto Silva (suspenso), desatou o nó rapidamente. Em um lindo lançamento, o meia achou Júlio Baptista na área argentina. Ele cortou Ayala e bateu forte no ângulo. Abbondanzieri nem se mexeu e só viu as redes estufarem, aos quatro minutos.

Atrás no placar, a Argentina não se assustou e foi em busca do empate. Quatro minutos depois, Verón ajeitou de cabeça com elegância e Riquelme acertou um chute muito forte na trave de Doni.

Ao contrário do que poderia se imaginar, a seleção brasileira não se limitou a jogar nos contra-ataques. Apesar da tentativa de pressão argentina, o Brasil saiu para o jogo e quase fez o segundo gol. Maicón deu drible-da-vaca dentro da área e cruzou. A zaga afastou.

O time de Dunga tinha o jogo relativamente sob controle até os 33 minutos, quando perdeu Elano com uma contusão muscular na região posterior da perna esquerda. Tendo apenas o volante Fernando como opção, Dunga notou sua equipe melhor do que nos outros jogos e decidiu improvisar para não voltar ao esquema exageradamente defensivo. Improvisou o lateral Daniel Alves na posição.

A mexida deu certo e o jogador do Sevilla logo cruzou pela direita e viu Ayala fazer um gol contra que deu total tranqüilidade ao time canarinho, aos 39 minutos. A Argentina perdeu a cabeça e exagerou nas faltas.

Após o intervalo, o Brasil quis usar de malandragem e não mostrou o mesmo talento dos argentinos para gastar o tempo e administrar a vantagem. Nos primeiros minutos, Gilberto e Doni foram advertidos por retardarem a reposição de bola.

A Argentina se esforçou, mas não conseguiu assustar o Brasil. No contra-ataque, o time de Dunga foi inteligente e matou o jogo. Vágner Love fez grande jogada e enfiou para Daniel Alves nas costas da defesa. O lateral bateu cruzado e fez um lindo gol: 3 a 0.

Aos 35 minutos, Messi recebeu livre, driblou Doni e marcou gol, que foi anulado pelo bandeira uruguaio Walter Rial. O Brasil seguiu marcando bem e saindo em velocidade até o árbitro apitar o fim de jogo. Pela segunda vez consecutiva, a seleção foi campeã da Copa América em cima da Argentina. Em 2005, a seleção canarinho já tinha saído vitoriosa em cima do maior rival na final da Copa das Confederações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...

Primavera confirma elenco para disputa do estadual

O Primavera Atlético Clube anunciou o plantel para a...

Encaminhado projeto de lei para incentivo ao esporte em Lucas do Rio Verde; R$ 1,9 milhão

A prefeitura encaminhou para a câmara municipal de vereadores,...
PUBLICIDADE