O Brasil venceu a seleção mexicana por três sets a zero na sua estréia na Copa América de Vôlei 2008, nesta quarta-feira (24.09), em Cuiabá. Já com as atenções voltadas para o próximo jogo, o técnico Bernardinho afirmou que a seleção venezuelana, que o Brasil encara nesta quinta-feira, é uma das favoritas para a competição.
O primeiro jogo do Brasil lotou o ginásio Professor Aecim Tocantins, sendo uma vitória convincente. Bernardinho avaliou como um ótimo jogo para a seleção. “O México veio a Copa com uma equipe jovem, que ainda precisa melhorar muito seus fundamentos. Mas eles podem ser uma grande equipe ainda”.
O técnico brasileiro evitou comentar sobre a seleção dos Estados Unidos, que trouxe para o torneio apenas dois dos jogadores que estiveram na conquista do ouro nas Olimpíadas de Pequim. “Vamos trabalhar para vencer, independente de quem for o adversário”.
O último ponto da partida foi marcado em um ataque do jogador 6, Vissoto. O Brasil venceu os sets por 25/18, 25/17 e o terceiro por 25 a 20.
De acordo com o jogador Murilo, o jogo de hoje foi um recomeço, após a derrota para os Estados Unidos, nas Olimpíadas, em Pequim. “O importante é que estamos unidos, independentemente da reestruturação da equipe. Os novos jogadores já fizeram parte das equipes de base da seleção e estão aptos para esta equipe”, afirmou.
Para Dante, os novos jogadores só melhoram a seleção, principalmente no quesito altura. “Nosso bloqueio está maior. A altura média do nosso bloqueio era de 1,92 metros e agora está em 1,99. Pra se ter uma idéia, a média da seleção da Rússia é de 2,10 metros”, ressaltou.
A torcida cuiabana participou ativamente dos jogos, vibrando e torcendo pela seleção. O jogador Rodrigão afirmou que ficou impressionado com tanto entusiasmo. “Este é meu terceiro jogo em Cuiabá e posso afirmar que, fora o clima quente, a torcida é quente também”, disse.
O Brasil entrou em quadra com Bruno, Éder, Murilo, André, Dante e o líbero Sérgio. Já a seleção mexicana entrou em quadra com Mario, Edgar, Jesus, Ignácio, Victor e Leonardo. A seleção brasileira ainda trouxe a Cuiabá os jogadores: Daniel Costa, Gustavo Bonatto, Leandro Vissoto, Thiago Alves, e Luis Felipe.
A seleção do México participa da Copa América com os jogadores: Mario Becerra, Edgar Herrera, Francisco Enriquez, Gustavo Meyer, Jesus Rangel, Ignácio Ramirez, Pedro Rangel, José Martell, Victor Porras, Tomas Aguilera, Leonardo Manzo, e David Alva. O técnico mexicano é o Jorge Azair.