Numa rodada em que os dois líderes do Brasileirão, Fluminense e Corinthians, tropeçaram, o Botafogo fez o seu dever de casa. Apresentando um bom futebol, o Alvinegro carioca derrotou o São Paulo por 2 a 0, no Engenhão, e fecha a rodada na terceira colocação, a apenas um ponto da vice-lidereança e a quatro do Flu. Loco Abreu e Edno marcaram os gols do Bota, no segundo tempo.
O Botafogo começou a partida a todo vapor e marcando o Tricolor sobre pressão. O time se apresentou bem arrumado em campo e sufocava o adversário, que tinha muita dificuldade em sair jogando.
Logo aos 3 minutos, Loco Abreu teve a chance de abrir o placar ao receber um lançamento e arriscar o chute, mas Rogério Ceni fez a defesa.
O esquema de Joel Santana começou a ruir aos nove inutos, quando o lateral Marcelo Cordeiro sentiu dores e foi retirado de campo na maca. O técnico alvinegro foi obrigado a improvisar e colocou edno no meio-campo, improvisando Renato na lateral esquerda.
O Bota ainda mantinha o domínio da partida, e teve outra boa chance de abrir o placar aos 22, na cobrança de um escanteio. A bola foi levantada na área e Fahel entrou de cabeça, mas a bola raspou a trave direita.
Os cariocas tentavam ensaiar uma pressão quando uma nova lesão obrigou Joel a fazer nova mudança na equipe. Desta vez foi Marcelo Mattos que sentiu o joelho direito e saiu para a entrada de Casemiro.
O jogo, que começou bem, apesar de nenhum dos goleiro ter trabalhado muito, caiu de rendimento no final do primeiro tempo. Mas Joel Santana arrumou a equipe nos vestiários, e o Bota voltou para o segundo tempo com a corda toda.
Os cariocas estiveram muito perto do primeiro gol aos 7 minutos, quando Maicosuel cruzou e Edno não conseguiu o cabeceio, e a bola foi pela linha de fundo.
O São Paulo tentou reagir por volta dos 20 minutos. Jean cruzou mas a zaga botafoguuense cortou antes que a bola chegasse em Fernandão. No minuto seguinte, Richarlysson chutou com violência, Dagoberto tenta desviar mas não alcança, e Jefferson mandou para escanteio.
No ataque seguinte, o Alvinegro abriu o placar. A defesa do São Paulo falha, a bola sobra para Caio, que arrisca o chute. Ceni deu rebote e Loco Abreu estava lá para definir: 1 a 0.
O São Paulo acordou com o gol e saiu em busca do empate. Aos 26, Dagoberto recebe livre um cruzamento de Casemiro e tentou de primeira, mas a bola foi por cima do travessão.
Mas a reação paulista não durou muito, e aos 35, o Botafogo, que continuava melhor em campo, chegou ao segundo gol. Edson tabelou com Renato cajá e chutou cruzado, no canto esquerdo do gol de Rogério Ceni: 2 a 0.
O gol sacramentou a vitória do Bota, que dominou amplamente a partida, e poderia ter aplicado uma goleada no São Paulo se tivesse mais objetividade ofensiva.
Na próxima rodada, o Botafogo visita o Goiás no Serra Dourada, na quarta-feira. Já o São Paulo recebe o Internacional no Morumbi, no dia seguinte.