O Botafogo confirmou neste sábado o bom retrospecto como mandante no Campeonato Brasileiro e, mesmo atuando longe do Maracanã, venceu o Atlético-PR, por 2 a 0, no estádio Mane Garrincha, em Brasília, e chegou aos 24 pontos na tabela de classificação do certame.
Além de manter a liderança isolada da competição, a equipe alvinegra se manteve como único time invicto do campeonato. Beneficiado pelo empate do São Paulo diante do Flamengo, também neste sábado, a equipe do técnico Cuca ampliou para seis pontos a vantagem sobre o time tricolor paulista, que ocupa a vice-liderança do Brasileiro.
O Atlético-PR, por sua vez, sofreu a sua primeira derrota fora de casa na competição. Com o revés, a equipe do técnico Antonio Lopes permanece com os mesmos 13 pontos, ocupando a 13ª colocação no Brasileiro.
Em campo, o Botafogo foi superior na maior parte do primeiro tempo. Contando com as boas atuações de Lúcio Flávio, Jorge Henrique e Dodô, o time alvinegro carioca criou diversas oportunidades claras de gol e poderia ter saído para o intervalo com uma boa vantagem no placar.
No entanto, o gol botafoguense surgiu aos 19min de jogo. Após cruzamento de Zé Roberto, Dodô fez um belo corta-luz e a bola sobrou para Lúcio Flávio, livre, tocar para o fundo da rede e inaugurar o placar no estádio Mane Garrincha.
Pecando pela falta de criatividade, o Atlético-PR só ameaçou o goleiro Júlio César em lances de bola parada. Contudo, o camisa 1 alvinegro esteve seguro em todos eles e garantiu o placar de 1 a 0 para o time carioca na etapa inicial.
Na volta dos vestiários, o Atlético-PR pressionou o time carioca nos primeiros minutos de jogo. Mas passado o susto, o Botafogo tomou novamente o controle da partida e chegou ao seu segundo gol aos 21min. Após bom passe de Dodô, Joilson, aniversariante do dia, chutou rasteiro e aumentou a vantagem alvinegra em Brasília.
Pouco inspirado, o Atlético-PR seguiu tentando marcar o seu gol em cruzamentos para a área e em jogadas de bola parada. No entanto, o goleiro Julio César teve uma boa atuação e evitou com que a equipe paranaense balançasse as redes do Botafogo na partida deste sábado.
Na próxima quinta-feira, o Atlético-PR viaja até o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Vasco, às 20h30, em São Januário. O Botafogo, por sua vez, encara o Santos, sábado, às 16h, na Vila Belmiro. As partidas serão válidas pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.