O Botafogo não encontrou maiores problemas para derrotar o Americano por 3 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
Com o resultado o Glorioso chegou aos sete pontos e assumiu a liderança da chave, podendo ser superado neste domingo pelo Flamengo, que tem um ponto a menos e enfrenta o Boavista.
Já os campitas permaneceram com um ponto e praticamente deram adeus a chance de ir às semifinais do turno. Diguinho, Joílson e Dodô marcaram os gols do jogo. Na próxima rodada, no fim de semana, o Botafogo terá o clássico contra o Flamengo no Maracanã, enquanto o Americano segue fora de casa para encarar o Madureira.
O primeiro tempo já mostrou um jogo de um time só. O Americano não conseguiu dar um único chute ao gol botafoguense. Melhor para o Botafogo, que realizou uma pressão impressionante nos primeiros minutos. Logo aos dois minutos, Iran cruzou e Dodô, na pequena área, cabeceou para fora. Quatro minutos depois Dodô ajeitou e Jorge Henrique, com violência, acertou a trave do goleiro Jefferson.
Neste cenário não demoraria muito para sair o gol do Botafogo, que aconteceu aos nove minutos. Dodô arriscou de fora da área e o goleiro deu rebote. Iran pegou a sobra e cruzou, a zaga afastou para frente da área e Diguinho acertou o chute no canto direito do goleiro.
O goleiro do Americano evitou o segundo gol ao espalmar um chute de Leandro Guerreiro aos 15 e viu o arremate do Diguinho passar sobre o travessão aos 19. Mas nada pôde fazer aos 25, quando o Alvinegro da capital ampliou. Dodô invadiu a área e dividiu com a zaga. A bola sobrou para o chute de Joílson, que enganou Jefferson graças a um desvio do zagueiro Anderson.
Ainda na primeira etapa o Botafogo perdeu boas chances de chegar ao terceiro gol. Aos 35, Dodô se livrou de três e rolou para Jorge Henrique chutar cruzado na rede, mas pelo lado de fora. Na última oportunidade, aos 40, Dodô mcobrou falta e Jefferson fez grande defesa.
O Americano voltou para o segundo tempo parecendo que daria trabalho, tanto que o goleiro Max fez sua primeira defesa aos quatro minutos, cedendo escanteio após chute cruzado de Wesley. Mas aos poucos o Botafogo foi voltando ao ritmo do primeiro tempo. Joílson e Juninho, em chutes de fora da área, forçaram grandes defesas de Jefferson antes de o Glorioso conseguir ampliar aos 13. Jorge Henrique puxou contra-ataque e acionou Dodô, que chutou sem chances para o goleiro.
O jogo depois disso caiu de ritmo pois o Botafogo passou a se poupar e a qualidade técnica do Americano era quase nenhuma. Com isso os lances de perigo começaram a se limitar a jogadas de bola parada. Numa delas, aos 25 minutos, Juninho cobrou falta e Jefferson espalmou.
A coisa piorou para o Americano aos 39 minutos, quando Anderson foi expulso após falta violenta em Ricardinho. Melhor para o Botafogo, que administrou o jogo até o apito final do árbitro.