O Botafogo se vingou do Americano, seu algoz nos últimos anos. Neste domingo, o time de General Severiano levou um susto, mas venceu de virada por 2 a 1, no Maracanã, garantindo sua classificação para a decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
Na final, o Glorioso enfrentará o vencedor de América e Cabofriense, que se enfrentam nesta segunda. Ernane marcou o gol dos campistas, enquanto Dodô e Lúcio Flávio fizeram para o Botafogo.
O início da partida reservou poucas emoções aos torcedores e nenhum trabalho aos dois goleiros. De perigoso nos primeiros dez minutos de jogo, apenas uma cabeçada para cada lado, ambas para fora. Mesmo sem conseguir assustar muito o adversário, o Botafogo tomava a iniciativa e procurava atacar pelas laterais, onde Ruy e Bill apoiavam com frequência.
Muito acuado em campo, o Americano abriu o marcador na primeira vez em que acertou um chute no gol. Aos 16, Ernane arriscou de fora da área e o goleiro Max falhou grotescamente, deixando a bola entrar.
Nervosos com a desvantagem, os jogadores do Botafogo reclamavam muito com a arbitragem. Perdido, o time escapou de levar o segundo gol em duas oportunidades. Aos 22, Ernane cobrou falta com violência e Max se esticou para espalmar. Pouco depois, aos 24, Faioli invadiu a área e chutou na trave.
Quando resolveu jogar, o Botafogo ameaçou aos 26, quando Bill avançou pela esquerda e chutou cruzado para boa defesa de Erivélton. Dois minutos depois, o zagueiro Rafael Marques foi derrubado na área. Pênalti, que Dodô cobrou aos 29 para empatar a partida.
A virada quase veio antes do intervalo, aos 44, com Marcelinho que fez boa jogada individual e chutou rente ao travessão de Erivélton. Ainda na etapa inicial, um susto: o zagueiro do Americano, Róbson, passou mal em campo, e teve que ser substituído.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com mais disposição e conseguiu a vantagem no placar aos 15 minutos, quando Ruy cobrou lateral para a área e a bola chegou a Lúcio Flávio, que se livrou de um adversário antes de tocar com categoria no canto direito de Erivélton.
O terceiro gol do Glorioso poderia ter saído aos 21 minutos, em nova assistência de Ruy, mas o meia Gláuber chutou em cima do goleiro do Americano. O time de Campos respondeu aos 24 com uma cabeçada de Butti, que passou raspando à trave de Max.
Daí até o final, o Botafogo tratou de se defender com inteligência e conseguiu garantir a vitória que assegurou sua presença na decisão da Taça