O Botafogo conquistou uma vitória emocionante sobre o Corinthians na noite desta terça-feira, no estádio João Havelange, pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Depois de ver o time visitante abrir o placar na primeira etapa, com gol de Carlos Alberto, a equipe do técnico Cuca conseguiu a virada no segundo tempo.
Lucio Flavio converteu cobrança de pênalti no início da etapa complementar. Aos 43 minutos, então, Jorge Henrique garantiu a virada ao aproveitar bobeira da defesa corintiana.
As duas equipes voltam a campo para decidir a vaga na decisão no dia 28, no estádio do Morumbi. Depois do resultado desta terça, o Corinthians terá de vencer por 1 a 0 ou por dois gols de diferença para assegurar a vaga. Já o Botafogo se classifica com qualquer empate em São Paulo. Quem sobreviver ao duelo disputará a decisão contra o vencedor do confronto entre Vasco e Sport.
Antes da busca da vaga, porém, os dois clubes têm compromissos em outro campeonato. O Botafogo joga no domingo, contra o Vasco, no estádio João Havelange, pelo Brasileirão. Já o Corinthians atuará no sábado, diante do ABC, em Natal, pela Série B.
O jogo: O duelo desta terça-feira começou sem o ritmo que se espera de uma decisão. Preocupados em analisar um ao outro, os dois times mostraram nervosismo e cautela nos primeiros lances do jogo. A primeira iniciativa com perigo partiu do Botafogo. Aproveitando bobeira da defesa corintiana, Wellington Paulista dominou livre, invadiu a área e chutou, exigindo excelente defesa de Felipe.
Depois do lance, o Corinthians acordou e passou a avançar com mais perigo, principalmente em descidas pela direita do volante improvisado na lateral, Carlos Alberto. O Timão, então, superou o nervosismo para conseguir balançar as redes, aos 22 minutos da etapa. Herrera fez excelente passe na área para Carlos Alberto, que chutou rasteiro para balançar as redes. Foi o primeiro gol do atleta com a camisa do clube.
O gol deu ânimo à equipe de Mano Menezes, que aproveitou a apatia do Botafogo para avançar. Instantes depois de abrir o placar, André Santos partiu pela esquerda e cruzou na área, onde Diogo Rincón apareceu para cabecear e carimbar o travessão. O Corinthians continuou buscando jogadas pelas laterais, principalmente na direita, enquanto o Botafogo abusava dos erros de passes.
Mesmo com mais volume, o Corinthians só voltou a ameaçar aos 39 minutos de jogo. Lulinha cruzou da direita e Herrera cabeceou. Renan se esticou para fazer ótima defesa. Depois das investidas dos visitantes, o Botafogo encerrou a primeira etapa assustando Felipe. Jorge Henrique cruzou da direita para Alessandro completar de primeira, obrigando o arqueiro visitante a fazer boa defesa.
No intervalo, o técnico Cuca sacou Zé Carlos para a entrada de Fábio. E o Botafogo começou melhor no segundo tempo, igualando a contagem em pouco tempo, depois de o árbitro Leonardo Gaciba assinalar pênalti de Carlos Alberto em Jorge Henrique. Assim, aos nove minutos, Lucio Flavio cobrou para marcar o gol de empate.
Depois do revés, Mano Menezes tentou fechar o Corinthians na defesa, tirando Lulinha para a entrada do zagueiro Fábio Ferreira. Porém, o time visitante passou a mostrar nervosismo para brecar as investidas do Botafogo. Passados os minutos de sufoco, o Timão voltou a buscar o sistema ofensivo.
Aos 18 minutos, Herrera ganhou do zagueiro e chutou em cima de Renan. Dentinho aproveitou o rebote para chutar para as redes, mas o árbitro anotou falta do argentino no início da jogada. Mano, então, tirou Diogo Rincón para colocar Acosta no jogo.
O Corinthians, inclusive, deu um susto no adversário pouco depois, quando Fabinho chutou e viu a bola desviar na defesa. A bola passou perto da meta de Renan. O gol da vitória do Botafogo saiu apenas aos 43 minutos do segundo tempo. Depois de cruzamento na área, Fábio Ferreira escorou errado e a bola sobrou para Jorge Henrique, que completou para as redes.
No último lance do jogo, o árbitro ainda anulou um gol de Acosta alegando impedimento do meia-atacante uruguaio.