Com um gol marcado pelo volante Diguinho aos 21 minutos do segundo tempo, o Botafogo derrotou o Fluminense por 1 a 0 na partida disputada na noite deste domingo, no Maracanã diante de grande público. O resultado colocou o time alvinegro na liderança do grupo A da Taça Rio, com seis pontos, enquanto o Fluminense ficou em terceiro lugar no grupo B, com três pontos.
O resultado premiou a maior disposição ofensiva do Botafogo, que procurou o gol desde os primeiros minutos de jogo. Já o Fluminense, que adotou um esquema mais cauteloso para tentar surpreender o adversário nos contra-ataques, ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo, quando Carlos Alberto bateu para grande defesa de Júlio César.
Na próxima rodada, o Botafogo vai enfrentar o América em Édson Passos e o Fluminense vai encarar o Madureira. Antes disso, o alvinegro volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Ceará, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil.
O jogo – Diante de um grande e empolgado público, Botafogo e Fluminense começaram a partida mostrando disposição ofensiva, principalmente o time alvinegro, que criou os primeiros lances de emoção. Logo aos quatro minutos, Dodô recebeu na área, driblou um zagueiro e chutou forte para ótima defesa de Fernando Henrique. Um minuto depois, o mesmo Dodô deu outro susto na zaga tricolor ao desviar de cabeça um cruzamento da direita.
O Fluminense, que perdeu Arouca antes da partida, só chegou na área adversária aos sete minutos e ainda de forma tímida em chute de Alex Dias, que Júlio César defendeu sem dificuldade. A partir deste momento, o Tricolor passou a equilibrar a partida no meio-campo, embora mostrasse mais cautela do que o alvinegro na hora de partir para o ataque.
Aos 28 minutos, Lúcio Flávio tocou para Zé Roberto, que driblou o goleiro Fernando Henrique, mas perdeu o ângulo e chutou para fora. Três minutos depois, Alex perdeu a bola para Soares e, na sequência, cometeu pênalti. Carlos Alberto cobrou e Júlio César fez ótima defesa no canto direito. O Fluminense não desanimou com o pênalti perdido e passou a pressionar o Botafogo em busca do primeiro gol. O goleiro Júlio César continuou aparecendo com destaque como aconteceu aos 42 minutos, quando saiu nos pés de Soares, que entrava na área.
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e o Fluminense provocou o primeiro momento de perigo em cruzamento de Carlinhos, que Luiz Alberto desviou para fora. O Botafogo deu a resposta, aos quatro minutos, com um chute de Jorge Henrique que Fernando Henrique defendeu com segurança. O goleiro tricolor voltou a brilhar aos sete minutos ao defender uma falta cobrada por Juninho.
A partida ficou eletrizante com os dois times buscando o primeiro gol e chegou a vez de Júlio César brilhar em chute de Alex Dias, após boa jogada individual de Carlos Alberto. Cuca mudou o Botafogo, colocando Leandro Guerreiro e Luiz Mário e, aos 21 minutos, sua equipe marcou o primeiro gol através de Diguinho. Ele avançou pela intermediária sem ser combatido e bateu rasteiro de esquerda para vencer Fernando Henrique, que estava um pouco adiantado.
O técnico Joel Santana colocou Júnior César e Lenny para dar mais agressividade ao time, mas encontrou um Botafogo muito bem armado na defesa e bloqueando as jogadas de ataque da equipe das Laranjeiras. Nos minutos finais, a pressão tricolor fez o Botafogo abusar das faltas e o volante Túlio acabou expulso de campo, mas a equipe de Cuca soube resistir e garantir a importante vitória.