Mesmo realizando uma partida irregular, o Botafogo derrotou o Boa Esporte por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, no Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo, em Varginha. O único gol foi marcado por Fernandes, no primeiro tempo, e o resultado manteve o Alvinegro de General Severiano na liderança do Campeonato Brasileiro da série B, com 52 pontos ganhos. O Boa Esporte completou seu oitavo jogo sem vitória e segue na zona de rebaixamento, cada vez mais ameaçado. O time mineiro é o 18º colocado, com 23 pontos ganhos.
O goleiro Jefferson foi o grande nome do jogo. Ele salvou sua equipe em várias oportunidades, principalmente no primeiro tempo, quando o Boa Esporte foi bem superior em campo. Na segunda etapa, o Botafogo subiu de produção e conseguiu segurar o resultado sem grandes dificuldades. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Macaé no Nilton Santos. O Boa Esporte vai visitar o Bragantino no Nabi Abi Chedid.
O jogo – A necessidade da vitória para manter a privilegiada posição fez o Botafogo assumir uma postura ofensiva desde o início da partida. Aos quatro minutos, Diego Giaretta cruzou, a defesa rebateu mal e Lulinha completou, mas a bola desviou em Patrick e saiu para escanteio. Muito cauteloso, o Boa se preocupava mais em bloquear as investidas alvinegras do que criar jogadas de ataque.
A ausência de Navarro no comando do ataque fazia o Botafogo sentir dificuldade para penetrar na zaga mineira, uma vez que Sassá preferia cair pelas extremas. Os dois times erravam muitos passes, o que tornava a partida monótona e quase sem lances de perigo. Aos 14 minutos, Moacir recebeu na entrada da área e arriscou, mas a bola subiu muito, sem qualquer perigo para o goleiro Jefferson.
A equipe de Varginha se aproveitava dos constantes erros do adversário para ficar mais tempo com a bola. O Botafogo só voltou a construir uma jogada ofensiva aos 22 minutos, mas Luis Ricardo bateu muito mal e não assustou o goleiro Douglas.
Mesmo sem jogar bem, o Glorioso marcou o primeiro gol aos 24 minutos. Após lance confuso na área, Willian Arão cruzou e Fernandes bateu forte para colocar a bola nas redes de Douglas.
O Boa tentou responder imediatamente e Renan Fonseca quase marcou contra, de cabeça, mas Jefferson fez grande defesa, evitando o empate. O goleiro alvinegro voltou a aparecer bem aos 29 minutos, quando Wilson Júnior cruzou rasteiro e Tadeu completou, de primeira, mas Jefferson fez outra grande defesa. Um minuto depois, após cobrança de escanteio, a zaga carioca não conseguiu afastar e Tadeu cabeceou por cima, desperdiçando outra grande oportunidade.
O Boa continuava mais objetivo e voltou a desperdiçar outra grande chance aos 39 minutos. Após levantamento na área alvinegra, Everton Silva tocou para o gol, e a bola bateu no travessão. No rebote, foi a vez de Tadeu desperdiçar a oportunidade, chutando em cima do goleiro Jefferson.
O Botafogo retornou para o segundo tempo com modificações no ataque. Saiu Lulinha para a entrada de Luis Henrique, uma tentativa de Ricardo Gomes de aumentar a produção do setor. Só aos 14 minutos é que aconteceu a primeira jogada de perigo. Após boa troca de passes, Luis Henrique cruzou da direita e Sassá chegou atrasado. Logo depois, foi a vez de Fernandes experimentar, mas o goleiro Douglas defendeu sem dificuldades.
O Boa continuava buscando o gol do empate e, aos 22 minutos, Tadeu se livrou de Roger Carvalho, entrou na área, mas chutou muito mal e encobriu o travessão. Aos 27 minutos, o goleiro da Seleção Brasileira voltou a aparecer bem quando Wilson Júnior invadiu pela esquerda, e o chute foi abafado por Jefferson, que evitou, outra vez, o gol da equipe de Minas Gerais.
Nos minutos finais, o time dirigido por Ricardo Gomes passou a segurar a bola para administrar a vantagem, enquanto o Boa seguiu tentando, mas não conseguiu mais penetrar na defesa da equipe carioca.