Futebol/Campeonato Brasileiro – (01/08/2007 22:27:52)
Botafogo toma susto, mas goleia América e assegura ponta
Cariacica (ES) – O Botafogo encontrou dificuldade, chegou a ver o jogo empatado durante o segundo tempo, mas conseguiu se impor e golear o América-RN por 4 a 2, em partida disputada nesta quarta-feira, no Estádio Engenheiro Araripe, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o alvinegro carioca manteve a liderança da competição com 31 pontos, três a mais do que o São Paulo, que joga nesta quinta-feira contra o Juventude. Já o time potiguar permanece na lanterna da competição, com apenas dez pontos.
O destaque da partida foi o meia Zé Roberto, autor de dois gols e que mostrou estar recuperado dos problemas que o afastaram da equipe. Na próxima rodada, o Botafogo vai à Curitiba enfrentar o Paraná, e o América receberá o Náutico, no confronto dos desesperados.
Apoiado por grande torcida, o Botafogo saiu para o ataque logo no primeiro minuto, mas foi o América que criou a primeira jogada de perigo aos três minutos, em cobrança de falta de Souza, que Max espalmou e Paulo Isidoro concluiu o rebote para fora.
O lance não assustou a equipe carioca, que marcou seu primeiro gol aos seis minutos, através de Lúcio Flávio. Ele recebeu passe perfeito de Alessandro no meio da área e tocou com categoria para as redes. Com a vantagem, o time carioca passou a envolver a equipe nordestina com seu toque de bola, enquanto o América lutava bravamente sob o comando do veterano Souza, tentando explorar a velocidade de Arlon.
O América acabou empatando aos 18, quando Paulo Isidoro aproveitou de uma falha de marcação dos zagueiros cariocas para penetrar e tirar a bola do alcance de Max. O empate deu mais entusiasmo à equipe americana. Mesmo sem jogar bem, o time dirigido por Cuca chegou ao segundo gol, aos 34, em uma falha grotesca da defesa americana com participação do goleiro Renê. A bola acabou sobrando para o artilheiro André Lima que chutou para desempatar, definindo o placar do primeiro tempo.
O América voltou para a etapa final armado de forma mais agressiva e passou a pressionar o Botafogo em busca do gol do empate. O alvinegro ainda assustou aos três minutos, em chute de Lúcio Flávio, que bateu na rede pelo lado de fora e enganou parte da torcida, mas aos nove minutos, o time potiguar voltou a empatar em falha da defesa alvinegra, que não conseguiu cortar o cruzamento de Souza e viu Paulo Isidoro receber a bola e não dar chance para o goleiro Max.
O Botafogo não se abalou e voltou a passar à frente do placar aos 16, por intermédio de Zé Roberto. O meia aproveitou do vacilo da zaga americana para marcar o terceiro gol da equipe alvinegra. O América desanimou e o Botafogo assumiu o controle da partida. Juninho quase ampliou aos 19 e, sete minutos depois, a pressão alvinegra acabou resultando no quarto gol, novamente com Zé Roberto. A situação do América piorou de vez com a expulsão do zagueiro Cris por falta violenta, o que deixou o time potiguar sem qualquer chance de reação.
No restante do tempo, o Botafogo apenas administrou o resultado tocando a bola para irritação dos jogadores americanos, que passaram a entrar de forma mais ríspida. Nos últimos minutos, Magno ainda acertou o travessão e o goleiro Max ainda encontrou tempo para fazer grande defesa em chute de Arlon, saindo de campo aplaudido pela galera.