Disposto a manter os 100% de aproveitamento na temporada (quatro vitórias em quatro jogos, incluindo duas partidas na Copa Peregrino), o Botafogo tem mais um desafio neste domingo. Em jogo da terceira rodada da Taça Guanabara, no Campeonato Carioca, o Alvinegro de General Severiano enfrenta o Americano, no Estádio João Havelange (Engenhão), às 16h (de Brasília). Enquanto os botafoguenses têm seis pontos no Grupo B, o time de Campos amarga duas derrotas na chave.
Capitão da equipe comandada por Cuca, o meia Lúcio Flavio prefere adotar um tom cauteloso ao falar da campanha do Botafogo até o momento. O jogador, no entanto, não quer ver a equipe sendo lembrada apenas pela disposição mostrada em campo. ‘Ainda é cedo para fazer uma análise. Estamos buscando a formação ideal para sermos cada vez mais equilibrados e conscientes. Uma equipe pode ser competitiva e técnica ao mesmo tempo. Vamos tentar aliar isso, e estamos com muita vontade de fazer isso’, afirmou o meia, que herdou a braçadeira após a saída do zagueiro Juninho, no final do ano passado.
O bom início, no entanto, traz mais confiança para aqueles que apostaram em uma transferência para o Botafogo nesta temporada. O meia Zé Carlos, que estava no Japão até o final de 2007, é um dos mais empolgados. ‘Nosso objetivo é conquistar títulos, já que o Botafogo é um clube grande e acostumado a conquistar títulos. Tenho certeza que podemos chegar muito longe e estamos trabalhando neste sentido’, afirmou o meia.
Quem também chegou há pouco tempo no Botafogo, mas já experimenta o sabor da fama é o goleiro Castillo, muito festejado pelos torcedores alvinegros, principalmente após defender um pênalti contra o Friburguense. ‘Fico muito feliz por todo este carinho que o torcedor do Botafogo tem demonstrado por mim. Tenho muito orgulho de defender este clube’, disse o uruguaio.
Sem problemas de suspensão, e ainda sem poder contar com alguns jogadores machucados ou fora de forma, Cuca não deverá mexer na equipe que iniciou as duas primeiras partidas do Carioca.
No Americano, o técnico Sérgio Alexandre fará uma mudança em sua defesa. Anderson, que cumpriu suspensão, retorna no lugar de Gil, expulso no jogo contra o Vasco no meio de semana. Já o meia Pachola pode, enfim, ganhar a oportunidade de ser titular pela primeira vez neste Carioca. ‘O time mostrou muita disposição contra o Vasco e não merecia ter perdido. Tenho certeza que temos condições de vencer o Botafogo’, afirmou o treinador campista.
Ficha Técnica
Botafogo x Americano
Local: Estádio João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de janeiro de 2008, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Pathrice Wallace Maia
Assistentes: Marcos Tadeu Peniche e Lennart Neto
Botafogo: Castillo; Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Túlio, Diguinho, Zé Carlos e Lucio Flavio; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Cuca
Americano: Wender; Cafu, Gil, Ciro e Ivan; Silvan, Leandro Leite, Isaías e Rondinelli; Romualdo e Rodrigo Ayres
Técnico: Sérgio Alexandre