Fechando o primeiro turno da Série B, o Botafogo foi a Belo Horizonte enfrentar o América-MG em confronto direto pelas primeiras posições da tabela de classificação. Os donos da casa aproveitaram a torcida presente no estádio Independência e saíram na frente com Thiago Santos, mas o time carioca reagiu, buscou a virada e venceu por 2 a 1. Os gols saíram pelos pés de Carletto e Neilton.
Esta é a segunda vitória do alvinegro desde que Ricardo Gomes assumiu a direção técnica. O Botafogo não fez uma grande exibição, mas soube aproveitar as chances para definir o resultado do jogo. Apesar de ter maior posse de bola e ter criado várias chances, o América não teve competência para marcar os gols que precisava para sair de campo com os três pontos.
O resultado é muito importante para os comandados de General Severiano, que chegam aos 36 pontos e sobem para a vice-liderança da competição. O Coelho estaciona nos 34 pontos e cai para terceiro. O título simbólico do primeiro turno ficou com o Vitória, que chegou à segunda metade do campeonato com 37 unidades.
O Glorioso abre o segundo turno no próximo domingo, quando recebe o Paysandu no Engenhão. Um dia antes, o América-MG visita o Bahia na Arena Fonte Nova.
O jogo – Os dois times começaram a partida muito preocupados com a marcação, concentrando vários jogadores no meio-campo. O América mostrava um leve predomínio ofensivo, mas não conseguia criar jogadas de perigo para o gol defendido por Jefferson.
Aos sete minutos, Daniel Carvalho tentou enfiar uma bola para Navarro, mas o goleiro João Ricardo saiu antes e aliviou o perigo. Dois minutos depois, o time da casa deu um troco, quando Mancini tocou para Tony na área, mas Diego Giaretta bloqueou o chute do atacante americano, desviando para escanteio. Aos 11 minutos, a bola tocou no braço de Diego Giaretta na área, mas o árbitro nada marcou, irritando a torcida mineira.
Aos 15 minutos, o América marcou o primeiro gol. Henrique Santos recebeu ótimo lançamento na direita e cruzou para a cabeçada certeira de Thiago Santos, sem marcação, na área alvinegra. Em desvantagem no marcador, o Botafogo tentou adiantar seus jogadores, mas os erros de passes impediam que a equipe dirigida por Ricardo Gomes criasse condições para tentar marcar o gol do empate. A ineficiência ofensiva do time de General Severiano era tão grande que o goleiro João Roberto pouco participava do jogo.
Aos 30 minutos, o Coelho tentou surpreender, mais uma vez, a defesa carioca com Henrique Santos, pela direita, mas o cruzamento foi facilmente cortado pela zaga. Dois minutos, Daniel Carvalho recebeu pela direita, derivou para o meio e chutou, mas a bola subiu demais. O experiente meia era o mais destacado da equipe, mas não contava com a colaboração de Diego Jardel e Neilton, figuras apenas decorativas em campo.
Mesmo sem jogar bem, o Botafogo marcou o gol do empate, aos 37 minutos. E tudo começou com Daniel Carvalho que tentou a jogada individual e foi derrubado. Carleto bateu com precisão e colocou a bola no ângulo direito de João Ricardo.
O time mineiro, que apenas administrava o resultado, voltou ao ataque após sofrer o gol do empate, mas foi o Botafogo que ameaçou aos 44 minutos, em boa troca de passes de Navarro, Daniel Carvalho e Neilton.
O América voltou mais agressivo para o segundo tempo e, logo aos dois minutos, Jefferson teve que se empenhar para evitar o segundo gol. Após cruzamento na área, Mancini cabeceou no canto e o goleiro da Seleção Brasileira espalmou para escanteio. Aos nove minutos foi a vez de Raul arriscar com grande perigo. A bola tirou tinta da trave direita do Botafogo.
Numa tentativa de dar mais movimentação ao time, Ricardo Gomes trocou Diego Jardel por Elvis. E a mudança funcionou. Elvis fez ótimo passe para Neilton que entrou nas costas da zaga e tocou na saída do goleiro João Ricardo.
O América partiu para buscar o gol do empate e quase alcança o objetivo,aos 20 minutos, quando Mancini bateu falta e Jefferson fez outra grande defesa, desviando para escanteio. O time mineiro aumentou a pressão e criou duas chances consecutivas. A primeira com Thiago Santos que demorou a chutar e foi desarmado. Logo depois, inteiramente livre na pequena área, Robertinho cabeceou para o chão e a bola encobriu o gol defendido por Jefferson.
A pressão da equipe mineira aumentou e o Botafogo recuou para defender o resultado. A saída de Neilton, substituido por Luis Henrique, reduziu as chances das jogadas em velocidade.
Aos 35 minutos, Serginho derrubou Marcelo Toscano na área, mas o árbitro ignorou a jogada. Um minuto depois, Thiago Santos arriscou de longe e a bola resvalou no travessão. Nos minutos finais, o América pressionou em busca do gol do empate, mas o Botafogo soube se defender e garantir a vitória.