A seleção brasileira masculina de vôlei chega hoje, às 22h45 em Cuiabá para realizar os primeiros jogos diante do público nacional pela Liga Mundial. A delegação chega com os reservas, uma vez que os titulares ganharam folga para se preparem para os Jogos Pan-Americanos, único título que o vôlei brasileiro ainda não conseguiu. Os jogos de sexta-feira e sábado, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV Centro-América, marcam a inauguração do ginásio Aecim Tocantins.
Tendo como destaques Nalbert, que volta à seleção após dois anos jogando vôlei de praia, Rodrigão, que ganhou a condição de capitão e o técnico Bernardinho, seleção fará seu primeiro treino em Cuiabá apenas na quinta. Ontem, o presidente da Federação Mato-grossense de Vôlei, Nicanor Lopes, que passou todo o dia no ginásio ultimando os últimos detalhes para a realização dos jogos disse que hoje deverá definir, junto com a Confederação Brasileira de Vôlei se os portões do Aecim Tocantins serão abertos para o treino brasileiro. “Existe esta possibilidade sim, uma vez que os ingressos estão quase todos vendidos”.
Hoje a seleção, que retornou ontem da Coréia do Sul, realiza treinos pela manhã no Centro de Capacitação do Exército na Urca, no Rio de Janeiro. Depois todos se preparam para a viagem para Cuiabá. Na chegada ao Brasil, o técnico Bernardinho disse temer as partidas contra a Finlândia. “Serão jogos difíceis. Ano passado, com a equipe completa, foi complicado ganhar da Finlândia. Vamos ter de trabalhar muito para alcançar mais duas vitórias que serão importantes para conseguirmos a classificação para as finais”, afirma.
Quem acompanhar as partidas terá a chance de ver uma seleção brasileira renovada, pois neste início de torneio, o treinador optou por um grupo de jogadores novatos, dando tempo para os titulares descansarem depois da disputa dos campeonatos europeus.
Segundo Bernardinho, a Finlândia é uma equipe alta, que joga de forma diferente, não tão rápida quanto os coreanos, mas que tem jogadores com grande potencial físico.
Depois de jogar em Cuiabá, o Brasil enfrentará a Coréia do Sul, em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera, nos próximos dias 8 e 9, a partir das 9h. No final de semana seguinte (15 e 16), os brasileiros terão pela frente os canadenses nos mesmos horários, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte.