O ginásio poliesportivo Professor Aecim Tocantins, localizado no complexo do Estádio Governador José Fragelli, o “Verdão”, é o maior de Mato Grosso, e será inaugurado nesta quinta-feira à noite. O ginásio, que futuramente abrigará a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, também será sede para o desenvolvimento de modalidades como basquetebol, voleibol, futsal e handebol, cumprindo as exigências estabelecidas pelas confederações brasileiras, confirmou o secretário estadual de Esportes, Baiano Filho. Ele considera que o complexo esportivo é um marco para o desporto mato-grossense.
O ginásio sediará competições de basquetebol, voleibol, futsal, handebol, artes marciais além de apresentações de dança, teatro, espetáculos e eventos.
Com uma área construída de 16.000 m², sendo sua área total de 61.650,69 m², e espaço para aproximadamente 11 mil pessoas sentadas, suas dimensões e infra-estrutura automaticamente credenciarão Mato Grosso como sede oficial de eventos em níveis nacional e internacional. O governo estadual investiu R$ 22 milhões nesta obra.
Para marcar a inauguração serão realizadas duas partidas de voleibol entre Brasil e Finlândia pela Liga Mundial de Vôlei, na sexta-feira, às 09:00h e no sábado, mesmo horário.
Homenageado
Aos 84 anos, o contabilista e professor Aecim Tocantins se prepara para receber esta semana uma das principais homenagens de sua vida. A inauguração do Ginásio Poliesportivo que levará seu nome. Será o maior e mais moderno complexo para a prática de esportes do Estado e colocará Mato Grosso no circuito nacional e internacional esportivo.
Aecim Tocantins mostrou-se emocionado e agradecido pela homenagem. “Comove-me profundamente o gesto do governador Blairo Maggi”, destacou. Tocantins definiu-se ainda como elo desta homenagem que o governador faz a toda sociedade cuiabana e mato-grossense.
Durante a construção do ginásio, o professor Aecim Tocantins visitou as obras diversas vezes e, numa delas, foi acompanhado pelo engenheiro italiano Giovane Martinelli, especialista em estrutura metálica. Segundo Tocantins, na avaliação do engenheiro, a estrutura utilizada na construção do ginásio poliesportivo se compara à estrutura dos grandes ginásios da Europa, de modo especial da Itália.
Apesar dos 84 anos, o professor Aecim Tocantins se considera jovem e luta para não perder os ideais. “A idade não me preocupa, o que me preocupo é não envelhecer os meus ideais”, comentou o homenageado, pedindo que a juventude renove a esperança no futuro de Mato Grosso.
Ele considera esta obra um marco para o esporte mato-grossense e nacional e define a inauguração do ginásio como a realização de um sonho. “O poder público fez a sua parte, requer agora que a classe esportiva redobre os esforços”. Aecim Tocantins lembrou dos clubes, dirigentes, atletas e torcidas de Mato Grosso que sempre se esforçaram para desenvolver o esporte deste Estado.
Aecim Tocantins, considerado figura ilustre da sociedade cuiabana, foi prefeito, vice-prefeito e vereador de Cuiabá. Foi também o primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, secretário Geral do Estado, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e conselheiro do Tribunal de Contas. É casado, pai de dois filhos e tem quatro netos.