domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Baiano confirma para setembro 1º Campeonato Amador de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Confirmado para setembro, o início do primeiro Campeonato das Seleções Amadoras Municipais de Mato Grosso, que foi lançado pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho e o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, ontem, durante reunião com representantes dos 10 municípios responsáveis pela organização regional.

O campeonato, que passa a fazer parte do calendário Oficial do Futebol Mato-grossense, terá início no dia 1 o de setembro, e conta com a participação de 80 equipes de 10 regiões esportivas. A competição tem a organização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e Federação Mato-grossense de Futebol, com o patrocínio do MT Fomento e apoio do Grupo Amaggi.

Para Baiano Filho, um dos idealizadores do projeto, o novo campeonato tem como objetivo o fortalecimento do calendário mato-grossense, a exemplo da implantação da Copa Governador em 2004, e o incremento ao Campeonato Estadual a partir de 2006, com o repasse de recursos pelo Governo do Estado. “O governo é parceiro da federação desde 2004, fortalecemos o campeonato, implantamos a copa, e com o Amador, mais uma vez buscamos pelo fortalecimento da modalidade, pelo envolvimento de atletas e equipes, e garantimos esporte e lazer à população”, frisou Baiano.

Baiano aproveitou para anunciar, a implantação em 2008, da Segunda Divisão do Campeonato Estadual, onde campeão e vice-campeão do Amador 2007 terão vagas garantidas. Lembrando que o campeão do amador leva para casa um carro 0km. Entre as parcerias de destaque, está a participação do MT Fomento, patrocinador oficial do evento, e o apoio da Amaggi, responsável pela confecção de 80 jogos de camisas para as equipes participantes.

O encontro contou com participação de representantes dos municípios parceiros de cada região, que terão a responsabilidade de organizar o evento dentro de suas regiões, até a definição do campeão regional. São parceiros os municípios de Cáceres (região Oeste), Tangará da Serra (Médio Norte), Primavera do Leste (Sudeste), Sinop (Centro-Norte), Barra do Garças (Leste), Rondonópolis (Sul), Pontes e Lacerda (Sudoeste), Juína (Noroeste), Colíder (Norte) e Luciara (região Nordeste).

Forma da Disputa

Cada equipe poderá inscrever até 25 integrantes, sendo, 20 atletas amadores com idade acima de 16 anos, técnico, auxiliar técnico, médico, diretor e massagista. A participação de ex-atletas profissionais, estará condicionada a sua não atuação no Campeonato Estadual ou Copa Mato Grosso de Futebol, nos anos de 2004, 2005 e 2006, além de ter comprovada sua reversão junto a FMF.

As equipes se confrontarão entre si, em jogos de ida e volta, até a classificação de um campeão por região. Na segunda fase, as regiões esportivas são cruzadas, campeão contra campeão, no sistema de ida e volta, classificando para a terceira fase, cinco (05) equipes mais um (01) por índice técnico.

Na terceira fase, as 06 equipes se confrontam, classificando para a semifinal, três (03) equipes e mais uma (01) por índice técnico. Na semifinal, são classificadas duas (02) equipes, que seguem para a final.

O campeonato será encerrado no dia 02 de dezembro. As inscrições serão realizadas de 1 o a 17 de agosto, na sede da Federação Mato-grossense de Futebol,

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE