PUBLICIDADE

Bahia massacra Vitória garante bicampeonato estadual e pega Luverdense dia 12

PUBLICIDADE

O Bahia não demorou a se reerguer após perder a Copa do Nordeste e, quatro dias depois, conquistou o bicampeonato baiano e seu primeiro título na Arena Fonte Nova. Na tarde deste domingo, o Tricolor conseguiu reverter a vantagem de três gols do Vitória da Conquista, goleando por 6 a 0, e sagrou-se campeão baiano pela 46ª vez em 84 anos de história.

Robson foi quem abriu o placar em Salvador. Já Bruno Paulista e Kieza garantiram os outros dois gols que o Esquadrão de Aço precisava para levantar a taça de campeão. Porém, o Bahia não se deu por satisfeito e, no segundo tempo, anotou mais três, dois com Souza (ambos de pênalti) e outro de Kieza.

Rebaixado na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 e batido na final da Copa do Nordeste pelo Ceará, na última quarta-feira, o Bahia iniciou sua reação com o título estadual. O Vitória da Conquista, por sua vez, foi visto como surpresa na competição. Fundado em 2001, o Bode chegou longe no Baiano no ano passado, ao terminar em terceiro, e neste ano, como vice-campeão.

O Esquadrão de Aço entrou em campo disposto a reverter a vantagem construída no jogo de ida pelo adversário, que venceu por 3 a 0 no Lomanto Júnior. Assim, o Bahia não deu espaços para o Vitória da Conquista, que estava apático. O Tricolor precisou de apenas 22 minutos para alcançar os três gols que precisava para ficar com a taça, enquanto o Bode parecia perdido no gramado. No segundo tempo, o Bahia continuou a dominar e se aproveitou de erros adversários que garantiram dois pênaltis.

Bahia é absoluto e reverte placar já no 1º tempo

O Bahia abriu o placar logo aos nove minutos. Souza cruzou para a área, e o goleiro Viáfara afastou com soco. Porém, Tony foi acionado no rebote e lançou bola para Maxi Biancucchi. O atacante argentino disputou com o arqueiro e acabou ficando sem a bola, que sobrou para Robson chutar forte para o fundo do gol.

O Tricolor não demorou a marcar o segundo tento. Aos 13, Viáfara saiu da meta para evitar cruzamento de Zé Roberto, e a bola ficou com Bruno Paulista. O lateral finalizou de primeira para balançar as redes.

Os donos da casa voltaram a ter boa chance com 18 jogados. Kieza recebeu passe em profundidade, fintou o goleiro e tentou deixar com Maxi. Porém, o zagueiro Fernando Belém apareceu para interceptar a jogada. Aos 19, Kieza recebeu passe na cara do gol e chutou cruzado para fora.

Entretanto, o atacante não desperdiçou aos 22 minutos e ampliou ainda mais o placar. Em contra-ataque, Maxi deu bom passe para Souza. O volante enganou Viáfara e tocou para Kieza, que, desmarcado, bateu para estufar as redes.

Os donos da casa armaram boa jogada novamente aos 39. Em troca de passes, a equipe saiu do campo de defesa e chegou ao ataque com belo corta-luz de Kieza e conclusão de Zé Roberto defendida por Viáfara.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Esquadrão de Aço ainda teve oportunidade de marcar o quarto gol. Em contra-ataque, Kieza recebeu passe, driblou Fernando Belém e bateu cruzado. Viáfara, que já estava fora do lance, viu a bola passar muito perto de sua meta.

Com dois gols de pênalti e outro de Kieza, Bahia atropela Vitória da Conquista no 2º tempo

O Bahia assustou aos dez minutos. Zé Roberto recebeu ótimo passe de Maxi Biancucchi e chutou para defesa de Viáfara. Pouco depois, Bruno Paulista e Zé Roberto tabelaram, mas a bola desviou em Diego Aragão e saiu pela linha de fundo.

Com 15 jogados, Zé Roberto foi derrubado por Silvio dentro da área, e o árbitro sinalizou a penalidade máxima. Souza bateu com frieza no canto esquerdo da baliza defendida por Viáfara, que nem chegou a pular para tentar a defesa e assistiu a bola entrar em sua meta.

O Tricolor teve gol anulado aos 22 minutos por impedimento e, na sequência, Tony arriscou chute de fora da área. Entretanto, o goleiro adversário espalmou para a linha de fundo e ofereceu escanteio.

O Vitória da Conquista falhou novamente aos 25 minutos e garantiu outro pênalti para o Tricolor. Em cobrança de escanteio, Diego Aragão tocou a bola com a mão e acabou expulso. Souza esperou Viáfara escolher o canto e bateu fraco, no contrapé do goleiro, para balançar as redes.

O Esquadrão desperdiçou boa chance aos 38 minutos. Em ótimo contra-ataque, a bola ficou com Rômulo, que enganou a marcação, cruzou para o meio da área, e Willians, livre, finalizou por cima do gol do Vitória.

Os donos da casa selaram a vitória aos 39. Kieza recebeu belo passe de Rômulo, driblou Silvio e Viáfara com um toque para emendar para as redes, marcar o sexto da partida e decretar o título estadual.

O Bahia vai encarar o Luverdense, dia 12, pela Copa do Brasil. O jogo de ida, pela segunda fase, é em Lucas do Rio Verde. Em 2013, o Luverdense eliminou o time baiano da competição nacional

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE