Preocupado com a ameaça de rebaixamento, o torcedor do Avaí pôde respirar mais aliviado na manhã deste domingo. Jogando na Ressacada, o Leão fez a lição de casa e venceu o Internacional por 2 a 0, com dois gols do atacante Léo Gamalho, que deu um show à parte com a camisa 30 azurra.
Um eletrizante primeiro tempo, cheio de boas chances e com um polêmico lance de pênalti não marcado a favor dos gaúchos deu lugar a um segundo tempo de poucas emoções nos primeiros minutos, até Léo Gamalho ser derrubado por Paulão dentro da área, bater a penalidade e converter.
Depois, apostando nos contra-ataques, o Leão chegou ao segundo tento com Léo Gamalho mais uma vez, recebendo passe de Camacho e tocando na saída de Alisson. Por fim, ainda houve tempo de Camacho deixar o dele, batendo colocado no canto direito já nos acréscimos.
Com a vitória, o Leão da Ressacada chega aos 23 pontos e, se Cruzeiro e Goiás tropeçarem na rodada, deixa a zona do rebaixamento. Na próxima rodada, a equipe de Gilson Kleina joga contra o Flamengo, no Maracanã. Já o Inter continua sem reagir no campeonato, e fica com os mesmos 28 pontos na 10ª colocação. Na quarta-feira, o time de Argel Fucks recebe o lanterna Vasco no Beira-Rio.
O jogo- Os primeiros minutos foram de boa movimentação por parte das duas equipes na Ressacada. A primeira grande chance foi do Avaí, aos três minutos. Rômulo recebeu enfiada de bola dentro da área, girou e bateu de esquerda para fora.
A resposta do Inter foi rápida, e os gaúchos ensaiaram uma pressão nos minutos seguintes. Aos cinco minutos, um lance polêmico: Vitinho cruzou da esquerda e Eduardo Sasha foi empurrado pelo jovem lateral Lovat. O árbitro Péricles Bassols não interpretou o lance como faltoso e mandou seguir.
Os colorados chegaram muito perto de marcar aos 13 minutos. Lovat bobeou na defesa e perdeu para Willian, que cruzou na medida para D’Alessandro bater de primeira raspando a trave esquerda de Vagner e levantando o torcedor visitante que marcou presença na Ressacada.
Passado o momento de superioridade do Colorado, foi a vez de Léo Gamalho dar as caras. Com uma boa presença de área e aproveitando a fragilidade defensiva dos gaúchos, o atacante atormentou o goleiro Alisson e criou diversas chances.
Aos 23, em jogada individual, Gamalho cortou Paulão e bateu rasteiro em cima de Alisson. Cinco minutos depois, o camisa 30 iniciou a jogada na entrada da área, tocou para Rômulo, recebeu cruzamento de volta e mergulhou de carrinho. A bola beijou a trave direita de Alisson e foi para fora, na melhor chance da partida até então.
O ritmo de jogo continuava intenso. Porém, quem acabou sentindo as consequências não foi nenhum dos jogadores, e sim o árbitro Péricles Bassols. Com dores na panturrilha, o juiz foi substituído pelo quarto-árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima aos 34 minutos.
Após a parada, o Avaí continuou pressionando. Aos 38, Léo Gamalho aproveitou lambança da defesa colorada, roubou a bola e cruzou para Romulo, que não conseguiu alcançar e pegou mal na bola. Foi a última oportunidade de gol do intenso primeiro tempo.
O Inter voltou melhor na segunda etapa, mantendo a posse de bola e acuando o Avaí. Logo aos três minutos, D’Alessandro cobrou falta na área, Ernando desviou de cabeça, a bola tocou em Antonio Carlos e passou perto. Dois minutos depois, o Colorado teve sua melhor oportunidade na partida. Sasha fez bela tabela com Valdívia, entrou na área, tirou a marcação e chutou colocado no travessão.
A superioridade nos minutos iniciais não se transformou em gols, e o Inter foi punido. Aos 22, Pablo cruzou na área e Léo Gamalho foi derrubado por Paulão. O árbitro assinalou pênalti, o mesmo Léo Gamalho cobrou e converteu.
Rapidamente, Argel tentou reagir, sacando Valdívia e promovendo a entrada de Rafael Moura. O time gaúcho partiu para o tudo ou nada e, aos 30 minutos, D’Alessandro recebeu de Vitinho na área e bateu de direita para grande defesa de Vagner.
Cauteloso, o Avaí passou a apostar nos contra-ataques. Aos 38, uma rápida reposição do goleiro Vagner no campo de ataque colocou a bola na cabeça do paraguaio Camacho, que ajeitou para o artilheiro Léo Gamalho, com muita frieza, tocar por debaixo de Alisson e fazer o segundo do Leão.
Nos acréscimos, ainda houve tempo de Camacho receber na direita, cortar para a perna esquerda e mandar no canto direito de Alisson, dando o golpe final na equipe gaúcha.